Nutrição Receitas

Receita de panqueca de espinafre e seus benefícios

panqueca de espinafre
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Manter uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para o corpo e para mente. O grande problema da maioria das pessoas é que em alguns dias bate aquela vontade de sair da dieta e comer alguma coisinha diferente do habitual. Atualmente, com tantas inovações e receitas diferentes, esse pode ser o menor dos problemas. É possível juntar ingredientes saudáveis, facilidade, rapidez e tudo isso pode ser saboroso se você optar pela receita correta.

A panqueca de espinafre é uma dessas receitas que pode ser transformada, sem grandes dificuldades, em algo light, delicioso e leve. Para quem tem criança em casa, essa também é uma forma de incentivar o consumo do espinafre, alimentos que faz muitos pequenos torcerem o nariz na hora de comer.

panqueca de espinafre

O espinafre é uma verdura com muito ferro, fósforo, cálcio e contém altas concentrações de vitamina dos complexos A e B. Ele é extremamente conhecido por suas propriedades nutricionais e, por isso, é caracterizado como um vegetal com capacidade para restaurar energia, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue. Além disso, também contribui para:

  • Formação dos dentes e ossos.
  • Construção muscular.
  • Conservação da visão.
  • Manutenção da pele.
  • Proteção do aparelho digestivo.
  • Saúde do sistema nervoso.
  • Prevenção de desnutrição e anemias.
  • Proteção do sistema cardiovascular.

Abaixo, confira três receitas de panqueca de espinafre com recheios deliciosos:

Panqueca de espinafre light com tomate seco e tofu

Ingredientes:

  • Massa

1 xícara e meia de farinha integral
300 ml de leite desnatado
2 colheres de linhaça
2 colheres de quinoa
1 ovo
2 colheres de azeite
Sal

  • Recheio

Tomate seco
Espinafre
Tofu
Azeite
Pimenta calabresa

  • Molho

Molho de tomate

  • Modo de preparo:

Primeiramente, é preciso preparar a massa. Para isso, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, até que se torne uma mistura homogênea. Pegue uma frigideira antiaderente, aqueça em fogo médio por cerca de três minutos e coloque um fio de azeite. Despeje a massa. Quando ela ficar douradinha, é hora de virar e dourar o outro lado. Para saber a hora de virar, espere a panqueca desgrudar da panela. Faça isso até acabar a massa. Depois de fritar todas, reserve. Para o recheio, refogue levemente o tomate seco, tofu e espinafre. Tempere com pimenta calabresa. Por fim, coloque o recheio na panqueca, enrole, cubra com molho de tomate e leve ao forno por alguns minutos para aquecer.

Panqueca de espinafre fitness

Ingredientes:

1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de tapioca hidratada
2 colheres de sopa de espinafre em pó ou um punhado de espinafre batido no liquidificador
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sobremesa de requeijão de búfala (para continuar #lacfree) ou 2 colheres de sopa de frango desfiado cozido, morno.

Modo de preparo:

Misture o ovo, a tapioca, a chia e o espinafre com um fuet. Unte a frigideira com óleo de coco e coloque essa misture. Doure os dois lados da massa e, por fim, recheie com frango e requeijão. Se preferir, leve ao forno por alguns minutos para aquecer.

Panqueca de espinafre com recheio de ricota

Ingredientes:

  • Massa

2 xícaras (chá) de leite
2 ovos
1½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de folhas de espinafre cruas
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
Sal a gosto
Talos de cebolinha para amarrar as panquecas

  • Recheio

250 g de ricota bem fresca
4 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e noz-moscada ralada a gosto

  • Molho

1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e noz-moscada ralada a gosto

Modo de preparo:

– Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador, durante cerca de 15 minutos. Pegue uma frigideira antiaderente e aqueça, depois pincele com manteiga e espalhe igualmente três colheres de sopa da massa. Frite em fogo baixo até dourar e, em seguida, vire para que doure o outro lado. Repita o procedimento até acabar a massa e reserve. Aproveite a frigideira e passe rapidamente as tiras de cebolinha no fogo para que amoleçam.

– Recheio: com o auxílio de um garfo, amasse a ricota e junte o restante dos ingredientes do recheio. Pegue a massa e espalhe duas colheres do recheio. Utilize a cebolinha para amarrar e formar uma “trouxinha”.

– Para do molho: aqueça a manteiga e depois acrescente a farinha. Mexa até dourar. Retire a panela do fogo, acrescente o creme de leite e o leite, e misture tudo com um batedor de arames. Depois de mexer bem, retorne ao fogo até engrossar um pouco, o que leva entre 5 e 10 minutos. Utilize tempero a gosto e, por fim, sirva as panquecas com o molho.

 


Escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]