Alimentação consciente Maternidade Consciente Mindful Eating Nutrição

ESTOU GRÁVIDA! Por onde começar a mudança na alimentação?

Jacqueline Rodrigues
Muitas dúvidas surgem quando a tão esperada gestação chega. E a primeira delas é: como melhorar a alimentação? Essas são algumas diretrizes que sugiro para tornar esse processo mais prático e prazeroso:

  • Empatia é o primeiro sentimento que você vai começar a aprimorar. Agora você sabe que TODAS as suas escolhas impactam não só em você, mas também no seu baby… E por isso você se permite desapegar de produtos e hábitos que não fazem bem a vocês. Lembre-se que seu bebê se alimenta desde o PRIMEIRO MINUTO após a concepção, e não somente quando você já está vendo a barriguinha e sentindo os movimentos dele.

  • Se abra para o novo! Certamente você precisará ficar um pouco mais próxima da cozinha. Você não precisa ser ‘chef’ ou amar cozinhar para se alimentar bem. Só precisa ter um pouquinho de planejamento e disciplina para realizar preparações simples e saudáveis no seu dia a dia.

  • Cuidado! Internet não é médico, nem nutricionista. Cada gestação é única e deve ser acompanhada com atenção!

  • Não espere estar ‘acima do peso’, ver a barriguinha ou ter sintomas desagradáveis para começar a se cuidar. As mudanças positivas que você faz NO INÍCIO valem MUITO a pena. Lembre-se: você está gestante desde o primeiro dia!

  • Comece a considerar os alimentos orgânicos, procure feiras orgânicas perto da sua casa. Os alimentos sem agrotóxicos privam seu corpo de muitas toxinas, que passam ao bebê pela placenta, além de aumentar a sua nutrição e vitalidade, pois são mais ricos de nutrientes e saborosos.

Os agrotóxicos são, comprovadamente, altamente agressivos para o corpo humano, imagine para um feto em formação!

  • Vida social é importante, mas fazer a MAIORIA de suas refeições em casa com ingredientes selecionados por você, é muito mais!

  • Hidratação é fundamental! Não espere ter sede, ou se lembrar para começar a beber água. A água ajuda a regular a sensação de saciedade, a temperatura corporal, interfere na hidratação da placenta e na quantidade de líquido amniótico, além de aumentar sua vitalidade. Baixe o aplicativo HYDRO no seu celular para te ajudar a beber mais água regularmente!

  • Deixe de consumir PRODUTOS alimentícios, processados pela indústria. São aqueles que vem embalados em sacos, caixas, potes, vidros e enlatados. Esses produtos são cheios de aditivos químicos para melhorar a textura, cor, sabor e cheiro dos alimentos e conservá-los comestíveis por meses nas prateleiras e estoque dos supermercados. Esses aditivos são inflamatórios, alergênicos e contribuem para muitos sintomas e doenças.

  • Troque enlatados, embutidos, doces, bebidas prontas e fast-foods, por comida fresca, orgânica e pouco processada.

  • É importante envolver o marido e todos em casa para que as mudanças sejam consistentes e não temporárias!

Invista em reeducação alimentar com o apoio de um profissional especializado, que te dará informações seguras para adequar suas refeições e suplementação de acordo com as suas necessidades, sua rotina e suas preferências.

Sobre o autor

Jacqueline Rodrigues

Jacqueline Rodrigues

Nutricionista Clínica e Materno-Infantil - CRN3 13794

Formação Profissional

Graduação em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM - SP;
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IMeM - SP;
Pós graduação em cultura e psicologia da alimentação pela Universidade de Milão - IULM;
Especialista em Alimentação Mediterrânea e Nutrigenômica pela INDIM - Istituto Nazionale per la Dieta Mediterranea e la Nutrigenomica - Roma;
Formada em COACH pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching - SP;
Formada em Yoga e membro da Aliança do Yoga do Brasil;
Autora do primeiro guia on-line de "Nutrição para Gestantes", um guia sobre alimentação e nutrição para a gestação, lactação e pré concepção.

Áreas de Atuação

Educação e reeducação alimentar - adultos e crianças;
Nutrição e alimentação para a fertilidade;
Cuidados nutricionais na gestação - alimentação e suplementação para prevenção e alivio de eventuais sintomas e aumentar o potencial de saúde da mãe e do bebê;
Cuidados nutricionais no pós-parto e aleitamento materno;
Emagrecimento pós-parto;
Introdução alimentar;
Alimentação infantil - bebês, crianças e adolescentes;
Reequilíbrio nutricional e emagrecimento;
Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida e alimentação, que impactam na saúde.

Contatos:

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Clínica Vila Nova, São Paulo
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