Alimentação consciente Nutrição Nutrição Orgânica Saúde Integral

Como agrotóxicos podem prejudicar sua saúde?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Cuidar da saúde é um hábito bem ativo e que faz toda a diferença na disposição, no bem-estar e na prevenção de doenças. Porém nem sempre estamos livre de hábitos nocivos, mesmo tendo rotinas bem cuidadosas. Isso acontece porque podemos prejudicar a saúde de uma forma bem silenciosa e “disfarçada” de saudável: por meio da ingestão de agrotóxicos.

É fato que comer verduras, legumes e frutas faz bem para a saúde e que esses alimentos naturais são muito mais saudáveis do que os industrializados. O problema é que não temos ideia de onde vem esses alimentos e como foi o plantio deles. Com o aumento da população e a necessidade de plantações em maior escala, o uso de agrotóxicos foi aumentando cada vez mais. 

Por que usam tanto esses produtos?

O agrotóxico é um composto químico que mata possíveis pestes que possam prejudicar a plantação, seja parasitas, fungos, ervas daninhas, roedores, insetos, entre outros. O agrotóxico faz o papel de proteger a plantação da ação prejudicial desses males. O problema é que, com o tempo, os parasitas acabam ficando mais fortes, o que leva a necessidade de utilizar agrotóxicos ainda mais fortes. Dessa forma, alguma sobra desse composto químico fica no alimento até ele chegar no supermercado e, consequentemente, até você.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, de acordo com uma pesquisa feita pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as amostras de laranja indicaram que cerca de 12% das unidades analisadas tinham traços de agrotóxicos. Isso significa que, mesmo com a casca grossa de algumas frutas e legumes, o agrotóxico pode persistir. Por isso tome alguns cuidados básicos:

Sempre lave os alimentos antes do consumo, mesmo aqueles que possuem casca grossa, como a laranja e o abacaxi.

Prefira alimentos orgânicos. Eles são produzidos sem agrotóxicos, por isso o risco de contaminação é menor.

Apoie produtores locais. O uso de agrotóxicos é uma necessidade das plantações em larga escala, mas os pequenos produtores conseguem plantar sem a necessidade do uso de tanta química, por isso compre produtos deles. Mesmo que o preço possa ser um pouco maior, vale a pena ter a garantia de um alimento mais saudável.

Plante em casa. Se você tiver algum espaço livre, plante alguma coisa, nem que seja ervas como orégano e alecrim. Se você puder consumir a sua própria produção, terá certeza de que nada prejudicial foi utilizado no plantio.


Escrito por Roberta Lopes da Silva da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]