Alimentação consciente Nutrição Receitas

Melancia Quadrada

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se você é uma pessoa que se interessa por experimentos científicos, talvez já tenha ouvido falar sobre a melancia quadrada. Ou então se você já viu vídeos na internet de alimentos que não parecem reais, ficou se perguntando se a melancia quadrada realmente existe.

Você também pode gostar de:

A melancia quadrada é o que o nome diz: uma melancia que, em vez de ter um formato arredondado e ovalado, tem um formato quadrado. Nesta fruta, a casca também une listras verde-escuras e verde-claras e o interior também é vermelho com sementes pretas. No entanto o sabor doce da melancia não está presente na forma quadrada.

Melancia Quadrada

Diferentemente do que muitos poderiam imaginar, a melancia quadrada não é um produto transgênico, isto é, a melancia quadrada não foi criada por meio de um experimento químico em que alterou-se a constituição da fruta.

Na verdade, a melancia quadrada foi desenvolvida a partir de um processo simples, criado no Japão por Takashi Yamashita, um agricultor, há cerca de trinta anos. Embora a melancia quadrada seja de conhecimento de agricultores japoneses há três décadas, a disseminação da ideia só aconteceu nos últimos dez anos.

Melancia Quadrada

Para gerar uma melancia quadrada, Takashi plantou uma semente de melancia redonda em uma caixa quadrada de vidro. Assim, conforme a melancia foi se desenvolvendo, ela ficou restrita ao espaço quadrado. A semente ainda é a de uma melancia redonda, então não há qualquer tipo de mutação genética.

O principal motivo para os agricultores japoneses terem adotado essa forma de produção de melancias é a facilidade de armazenamento. Como as melancias convencionais são redondas e grandes, não há a possibilidade de guardar uma em cima da outra sem que elas desmoronem.

Melancia quadrada.

Sendo assim, os mercados vendiam poucas quantidades de melancia quando aceitavam trabalhar com esse produto. A opção da melancia quadrada foi a solução ideal para que elas pudessem ser armazenadas uma em cima da outra sem o risco de caírem, permitindo a produção e a venda de maiores quantidades.

Esse problema do mercado japonês não era o mesmo de todo o resto do mundo, mas a aparência inovadora da melancia quadrada chamou atenção em outros países. Como o sabor não é o mesmo que o de uma melancia redonda, a melancia quadrada é, muitas vezes, utilizada como um elemento decorativo.

Melancia quadrada

Por ser fruto de uma forma de produção específica do Japão, o custo da melancia quadrada, quando importada, é muito alto. Custa 13 mil ienes (moeda japonesa) para obter uma melancia quadrada. Nos Estados Unidos da América, elas são vendidas por 90 dólares, sendo que a melancia redonda custa 10 dólares. No Brasil, ela seria vendida por 40 reais, sendo que a convencional custa cerca de 5 reais.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]