Nutrição Receitas

Suco de Melancia

Suco de melancia em copo com canudo. Ao fundo, há melancia fatiada.
efired / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Suco de melancia, salada mista ou uvas passas. Repletas de benefícios ao corpo humano, as frutas são elementos essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. O melhor disso tudo? Podemos utilizá-las nas mais diversas formas e texturas.

Um dos modos em que elas são mais consumidos diariamente são os sucos. Além de refrescarem e acompanharem os mais variados tipos de refeição, eles reúnem as propriedades das frutas frescas.

Esta é uma maneira simples e rápida é possível ingerir uma alta quantidade de nutrientes e vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Além dessas funções principais, os sucos naturais de fruta ainda ajudam a diminuir a pressão arterial, auxiliam na digestão, melhoram o sistema imunológico e trazem mais energia ao nosso corpo físico.

E você, costuma consumir esse tipo de alimento? Neste artigo vamos falar um pouco do suco de melancia e de suas funções. Além de conter as vitaminas A e B, essa fruta pode auxiliar em diversos processos do nosso organismo.

Melancia

Fonte de potássio e composta por 92% de água, a melancia fortalece o sistema imunológico, ajuda na eliminação de toxinas do organismo e auxilia o trabalho dos rins.

A fruta, que também é rica em magnésio, também ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo e contém somente 6% de açúcar, o que não influencia nem altera a quantidade de açúcar que já temos no sangue.

Fatias de melancia umas sobre as outras.
Any Lane / Pexels

Principais benefícios:

  • Auxilia a hidratação;
  • Aumenta a imunidade;
  • Fortalece as defesas do corpo;
  • Fortalece os ossos;
  • Protege a pele;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • É fonte de energia.

Suco de Melancia

Quer reduzir a quantidade de gordura na sua alimentação? Você pode conseguir isso com a ajuda do suco de melancia! Além desse detalhe, o suco é rico em licopeno, um antioxidante poderoso que protege o coração e a pele, tem poucas calorias, é rico em vitaminas (principalmente a C) e é um anti-inflamatório natural.

Com o suco de melancia você não só absorve as melhores propriedades da fruta como também se hidrata e previne o cálculo renal.

Um outro detalhe interessante é que o suco contém citrulina, um aminoácido que melhora o fluxo do sangue e faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais relaxados.

Fatia de melancia ao lado de um copo com o suco da fruta. Ambos estão sobre uma superfície lisa. O cenário é vermelho.
Bruno Scramgnon / Pexels

Ingredientes:

  • Melancia com ou sem semente (cerca de 250g para um copo grande);
  • Água (se necessário);
  • Gelo (se for de seu gosto);
  • Açúcar a gosto.

Como Fazer:

Como a melancia é uma fruta grande, a quantidade vai depender de quanto suco você quer consumir. Se preferir, vá seguindo a proporção de 250g para um copo grande, assim você consegue definir à medida que for fazendo.

Assim que souber qual será a quantidade, coloque os pedaços da melancia no liquidificador e bata tudo. Por já ter muita água em sua composição, muitas vezes não é necessário acrescentar mais água na receita. Fica a seu critério colocar ou não, já que também dá para ir definindo de acordo com o andamento do suco e o tipo de textura que você quer.

Já em relação ao gelo e ao açúcar, é questão do gosto pessoal de cada um. Tem pessoas que gostam de colocar o gelo para deixar o suco em uma temperatura diferente e o açúcar para deixá-lo mais docinho. Neste último caso, vale ressaltar que a fruta já possui seu açúcar natural e que na maioria dos casos não é necessário.

Suco de Melancia e Maçã

Além dos benefícios da melancia, como vimos na receita acima, no suco de melancia com maçã ainda é possível aproveitar tudo o que a segunda fruta tem a nos oferecer.

A maçã nos ajuda a reduzir o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, ajuda o sistema digestivo e combate a anemia.

Com ela é possível ainda aliviar gastrites e úlceras, prevenir derrames cerebrais e manter os dentes mais fortes por causa do fósforo.

Fatias de maçã umas sobre as outras.
John Finkelstein / Pexels

Ingredientes:

  • 2 pedaços de melancia cortadas (com ou sem semente);
  • ½ maçã;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre;
  • Água (se necessário).

Como Fazer:

Pegue todos os ingredientes citados acima e bata no liquidificador. No fim, se preferir, você pode peneirar antes de consumir.

Detalhe:

Acrescente água somente se achar necessário ou caso queira deixar o suco menos concentrado. Mas você pode não fazê-lo, porque a melancia já possui muita água e, na maior parte das vezes, é suficiente para que o suco fique em uma textura agradável.

Suco de Melancia com Laranja e Gengibre

A laranja, muito apreciada pela alta quantidade de vitamina C e por seu sabor cítrico, é uma fruta que pode ser usada como sua aliada.

Ela ajuda a prevenir doenças, já que aumenta a imunidade do corpo. Já o gengibre, anti-inflamatório natural, é ótimo para acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

Quando misturados, esses três alimentos ajudam muito quem os consome. O suco de melancia com laranja e gengibre é uma bebida saudável, nutritiva e cheia de benefícios para a saúde.

Mão corta melancia que está sobre mesa de madeira. Ao lado, também há outras frutas e uma lata fechada.
Rachel Claire / Pexels

Ingredientes:

  • 1 laranja inteira sem casca;
  • 300g de melancia picada;
  • Lascas de gengibre.

Como fazer:

Pegue todos os ingredientes citados acima, coloque no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Em seguida você pode escolher se quer ou não coar o suco antes de consumir.

Suco de Melancia com Limão

A mistura da melancia com o limão é uma combinação excelente para ajudar a emagrecer, aumentar a imunidade, inibir a fome, manter a saciedade do corpo e reforçar a vida sexual (é isso mesmo).

Além desses detalhes, o suco de melancia com limão é termogênico, antioxidante, digestivo e diurético.

Aprenda a fazer e acrescente-o ao seu dia a dia!

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de melancia em cubos;
  • ½ limão;
  • 3 pedras de gelo;
  • ⅓ xícara de chá de água.

Como Fazer:

Para fazer é muito simples: basta pegar todos os ingredientes acima, colocar no liquidificador e bater até ficar homogêneo. No fim, você pode escolher se quer coar o suco ou se quer tomá-lo assim que finalizar.

Melancia cortada pela metade. Ao fundo, cenário marmorizado.
ROMAN ODINTSOV / Pexels

Suco de Melancia com Banana

Rica em fibras, a banana possui potássio, cálcio, ferro e muitas outras prioridades.

Assim como a melancia, é antioxidante e ainda contém triptofano, que atua na produção de serotonina, ajudando a manter o corpo mais relaxado.

A mistura das duas frutas produz um suco saboroso e rico em benefícios. Aprenda a fazer esse mix delicioso.

Ingredientes:

  • 2 fatias de melancia;
  • 1 banana;
  • 1 suco de limão;
  • 2 colher de sopa de açúcar.

Como Fazer:

Pegue todos os ingredientes acima, coloque-os no liquidificador e bata. Em seguida é só consumir.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br