Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Benefícios de preparar comida natural para o seu cachorro

Comida natural para cachorro é uma boa ideia? Muita gente torce o nariz para essa ideia, porque acredita que a melhor maneira de alimentar os bichinhos é com os produtos feitos por grandes marcas, que passam por inúmeras verificações de qualidade.

No entanto a verdade é que alimentar o seu cãozinho sem o uso de industrializados, de corantes, de transgênicos e de conservantes é uma excelente opção. Para aprender mais sobre essa maneira inovadora e saudável de nutrir o seu melhor amigo, leia o conteúdo que preparamos!

O que é alimentação natural para cachorros?

Se você tivesse que escolher entre só se alimentar de comidas industrializadas ou só se alimentar de comidas naturais, provavelmente escolheria a segunda opção. Isso porque nós sabemos que os alimentos industrializados perdem nutrientes e ganham produtos químicos, para que durem por mais tempo, tenham cores mais vivas e sejam vendidos em larga escala.

Pensando assim, é mais fácil entender que a comida industrializada nem sempre é uma boa opção: nem para os humanos, nem para os animais. No caso dos cachorros, por exemplo, é possível substituí-la por uma alternativa mais nutritiva e benéfica, que é a alimentação natural.

Essa opção é composta por ingredientes naturais que só passaram por dois processos antes de serem consumidos: cozimento e congelamento. Ou seja, não há acréscimo de produtos químicos e os nutrientes originais de cada alimento são mantidos, tornando a alimentação mais equilibrada e saudável para os cachorros.

Os principais alimentos utilizados para a comida natural são proteínas, como peixe, frango, porco, ovos e vísceras, carboidratos e fibras, incluindo arroz integral, lentilha, legumes e vegetais e gorduras, que entram na dieta com banha suína, óleo de peixe e óleo de coco. São ingredientes que você encontra no mercado ou na feira com facilidade.

Além disso, a alimentação natural considera o que cachorro pode comer, criando um cardápio seguro para cada pet. Dessa maneira, todos os cachorrinhos podem comer ingredientes naturais sem o risco do desenvolvimento de problemas de saúde. Mas existem muitos outros benefícios da alimentação natural para os cães. Conheça-os a seguir.

Cachorro de olhos arregalados com um grande brócolis na boca representando a alimentação natural
pixelshot / Canva

Benefícios da alimentação natural

Você já sabe que a alimentação natural para cães é uma alternativa melhor do que a alimentação industrializada. Contudo como exatamente ela pode beneficiar o seu melhor amigo? Entenda:

1) Favorece a digestão de alimentos

Como a alimentação natural é rica em legumes e em vegetais, que apresentam muitas fibras, o organismo do cachorro tem mais facilidade para digerir o que consome. Inclusive, as fezes podem ter menos odor e menos volume, como consequência disso.

2) Evita e combate o sobrepeso

O sobrepeso é uma realidade para muitos cachorros. Felizmente, os ingredientes naturais podem prevenir e reverter esse quadro, com uma alimentação menos gordurosa e mais nutritiva.

3) Atende às necessidades específicas de cada cão

Enquanto as rações são padronizadas e vendidas em massa, a alimentação natural é pensada como uma dieta específica para cada cão, atendendo às necessidades deles de acordo com idade, peso e condição de saúde.

4) Redução de alergias na pele

Muitas das alergias que aparecem na pele dos cachorros são causadas por produtos químicos provenientes da alimentação industrializada. Então com comidas naturais é possível evitar os ingredientes inflamatórios e nocivos.

Cachorro branco olhando seu pote com comida natural contendo pepino, cenoura dentre outros alimentos
humonia / Getty Images / Canva

5) Melhora o funcionamento dos rins

A alimentação natural é rica em água, já que os alimentos não são processados, portanto os rins trabalham com mais facilidade. Graças a isso, não há acúmulo de sódio no organismo, evitando as doenças renais.

6) Torna o hálito mais fresco

O mau hálito resultante do tártaro e da alimentação industrializada pode ser combatido com os ingredientes naturais. Dessa maneira, é possível escolher as comidas que tornam o hálito mais fresco e fazem bem para os cães.

7) Fortalece o sistema imunológico

Uma vez que a alimentação natural é rica em nutrientes, a imunidade do cachorro será fortalecida. Também, se ele estiver doente, é possível amenizar alguns dos sintomas do problema com comidas específicas.

8) Permite uma variação maior no cardápio

Ao apostar em uma dieta natural, os tutores de um cãozinho não ficam restritos a uma ou duas opções de ração industrializada. De acordo com as necessidades do animal, é possível fazer todas as mudanças necessárias.

Cachorro branco comendo em sua vasilha pimentão verde e alface
pixelshot / Canva

Como começar a preparar comida natural para meu cachorro?

Depois de descobrir todos os benefícios da alimentação natural para cachorros, você deve estar morrendo de vontade de aplicar essa alternativa saudável na vida do seu melhor amigo. Mas é preciso buscar a ajuda de profissionais antes de fazer isso.

Em primeiro lugar, converse com um(a) veterinário(a) de confiança, que conhece o seu bichinho e o histórico de saúde dele. Mostre que você tem o desejo de seguir um novo tipo de alimentação, explicando quais são as suas condições financeiras e o tempo que você poderia disponibilizar para preparar cada refeição.

Você também pode gostar

Após a consulta, é provável que o seu cãozinho precise fazer alguns exames, para identificar o que o corpo dele precisa. Realize o que foi solicitado e procure um(a) veterinário(a) nutricionista, que preparará o cardápio perfeito para o seu bichinho.

Você também pode aprender mais sobre esse assunto com materiais específicos, como:

Viu só? A alimentação natural é repleta de benefícios para o seu cachorro, e não é tão difícil de ser aplicada. Seguindo as orientações de profissionais, o seu bichinho poderá comer bem, recebendo todo o amor do tutor também pela comida. Experimente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br