Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Cachorro pode comer ovo?

Imagem de um lindo e grande cachorro branco apreciando uma tigela de comida contendo um ovo.
Tetiana Kreminska / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Por muito tempo os ovos foram considerados alimentos nocivos à nossa saúde. Visto como responsável pelo aumento dos índices de colesterol no nosso organismo, esse alimento era desaconselhado pelos médicos, devendo ser evitado a todo custo. Atualmente, o ovo ganhou um novo estatuto, tornando-se um queridinho das dietas devido ao seu alto valor proteico.

Tendo em vista os valores nutritivos do ovo, muitos donos de cachorro se perguntam sobre a possibilidade de acrescentá-lo à dieta do seu bichinho. A resposta é categórica: sim! Cães podem comer ovo, desde que seja como complemento à sua alimentação ou petisco. Leia mais abaixo para entender os diversos benefícios que seu pet terá ao incorporar esse alimento à dieta dele, bem como suas contraindicações.

Benefícios do ovo

Diferentemente dos gatos, que são carnívoros estritos, os cães são carnívoros em transição para onívoros. Isso quer dizer que, ao longo do seu processo evolutivo, o paladar desses animais foi-se adaptando a outros alimentos. Dessa forma, os cães necessitam de aminoácidos/proteínas para que seu organismo funcione de maneira adequada. Rico em teores proteicos, o ovo é um grande acréscimo nutricional à dieta do seu amigo peludo.

Imagem de vários ovos de casca vermelha. Alguns estão inteiros e outros já quebrados e um dos quebrados está com a sua gema e clara à mostra.
Couleur / Pixabay

O ovo também é uma excelente fonte de antioxidantes, os quais ajudam a reforçar o sistema imunológico do animal. Além disso, esse alimento tem grandes quantidades de vitaminas, entre elas: A, D, E e aquelas pertencentes ao complexo B, como a B7 e a B12. Estas são de extrema importância para os cães, uma vez que auxiliam na saúde da pelagem, fortalecendo-a e mantendo-a sempre brilhosa.

Ao contrário das carnes, outra fonte de proteína de origem animal, os ovos são de fácil digestão. Eles também são ricos em minerais como ferro, cálcio, zinco, fósforo, manganês, selênio e potássio.

Como servir

Recomenda-se servir de um a dois ovos por semana para seu cão como complemento alimentar. Caso seu pet tenha uma dieta balanceada, você pode usar os ovos como petiscos e recompensas para mimá-lo.

Procure servi-los sempre cozidos, sem casca e sem a adição de temperos. Alguns tutores desses animais costumam oferecer o alimento cru. Embora do ponto de vista nutritivo isso não seja um problema, essa prática é desaconselhada devido ao risco de seu bichinho contrair salmonela, bactéria encontrada em ovos e carnes cruas.

Imagem de quatro ovos brnacos inteiros dispostos sobre uma palha.
S. Hermann & F. Richter / Pixabay

A salmonelose, doença provocada por essa bactéria, pode ser fatal em cães idosos ou com baixa imunidade. Portanto, lembre-se sempre de cozinhar bem o ovo antes de ofertá-lo ao seu bichinho de estimação.

Em alguns casos, recomenda-se a ingestão da casca de ovo como complemento de cálcio para esses animais. Se essa for a situação do seu cão, higienize bem a casca e triture-a, transformando-a em um pó.

Apesar de todos os benefícios que o ovo tem para nossos melhores amigos de quatro patas, ele não está isento de contraindicações. Caso o seu cachorro tenha sido diagnosticado com problemas renais, evite esse alimento. O aumento de proteínas provocado pelo ovo no organismo do animal sobrecarregará os rins dele.

Contraindicações

Também avalie se o seu cão está obeso ou com sobrepeso. Os ovos são alimentos com alto teor de proteínas e calorias, então incluí-los na dieta pode aumentar mais ainda o peso dele.

Você também pode gostar

E lembre-se: antes de fazer qualquer mudança ou acréscimo à dieta do seu cão, converse com seu veterinário de confiança! Ele o aconselhará da melhor forma possível.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br