Comportamento Pet

Os gatos sentem ciúmes?

Casal em pé com gato de cor caramelo sentado entre os dois, olhando para cima.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O gatos têm um comportamento peculiar. Esses felinos gostam de brincar, de comer e de dormir bastante. Além disso, se tem outra coisa que está no instinto deles é a caça! Dependendo de onde ele habita com você, será inevitável receber um presentinho morto.

Eles são animais extremamente dóceis, porém, quando o ciúme faz parte da vida de um gato… “sai de perto do meu dono”. Pois é, é dessa forma que eles reagem, seja com outros gatos, cachorros e até mesmo humanos.

Existe gato ciumento?

Gato preto andando na rua olhando para algo com expressão desconfiada.

Se você é dono de um gatinho, busque notar se ele tem certas manias como arranhar o sofá, entrar na frente do notebook e miar sem parar quando você está fazendo algo. Pois bem, não se preocupe. Não há nada de errado com seu bichano, mas talvez ele seja um gato ciumento.

Todas essas e outras manias vem dos sentimentos que os animais possuem. Portanto, seu bichinho pode ser ciumento sim! Além disso, não só os gatos mas também os cachorros, todos possuem sentimentos de tristeza, alegria, preguiça (rsrs), amor, raiva e até orgulho.

Como identificar o comportamento ciumento

Gato cinza de olhos alaranjados deitado no chão com uma pata segurando a cabeça.

Se seu bichano faz parte do que já foi mencionado, pode ser que este seja um bom indicativo de que ele é ciumento. Observe as ações dele em relação aos outros animais e também aos humanos. Quando um amigo te faz uma visita, o que seu gato faz? Some, fica grudado em você ou até mesmo rosna para ele?

Todas essas ações podem indicar que os gatos sentem ciúmes! E então, será que é possível modificar esse comportamento?

O que fazer se seu gato é ciumento?

Mão de uma pessoa segurando a cabeça de um gato branco, preto e caramelo, de olhos verdes.

Se seu felino já é mais velho, o mais indicado é que você tente adestra-lo. Muitos donos desses pets optam por pagar alguém para realizar o serviço, embora seja possível que você o faça.

Em primeiro lugar, se você tem outros animais em casa, busque tratar todos eles de formas iguais. Pode ser que seu bichano tenha se acostumado com mais atenção do que os outros e por isso, se tornou tão ciumento. Por outro lado, se o ciúme for até mesmo com pessoas, não hesite em fazer o mesmo. Mas é claro, não é para menosprezar o gato e sim tratá-lo como igual.

Você também pode gostar

Outro ponto é a imposição de limites! Seu gato pode estar acostumado a sentar na frente do notebook e receber sua atenção na hora que ele quer. Porém, essa não é uma ação que você deva permitir sempre. Eles precisam compreender que existe tempo para tudo e que nem sempre é no tempo deles. Dessa maneira, ele pode se tornar um gato mais tranquilo, gradualmente.

Use um chacoalhador para indicar que seu gato está se comportando mal. Todas as vezes que ele reagir com ciúmes, você chacoalha o instrumento. É claro, ele provavelmente vai sair correndo, mas com o tempo vai compreender os seus erros.

Essas são algumas atitudes que você pode tomar para tentar mudar o comportamento do seu bichano. Gatos sentem ciúmes mas assim como os seres humanos, esse sentimento não é bom. Portanto, busque formas efetivas de reeducar seu bichinho e se estiver prestes a adotar um bebê gato, eduque-o desde pequeno.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]