Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Cachorro pode comer uva?

Imagem de um cachorro branco pequeno e na frente dele um prato grande com uvas e outros alimentos.
Monika Wisniewska / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem tem cachorro em casa sabe como é difícil negar comida quando ele pede, inocentemente, com cara de quem não come há tempos. O cãozinho pode não falar, mas o olhar diz tudo e às vezes parece que não resta opção senão dar um pedacinho inocente seja lá do que for a refeição do momento.

Apesar da boa intenção, é preciso ficar atento a quais alimentos estamos dividindo com os animais, já que eles possuem um organismo que funciona totalmente diferente do nosso. Sendo assim, alguns alimentos que são consumidos normalmente pelos humanos podem ser fatais para eles!

Boa parte das frutas e vegetais podem ser compartilhadas com os cachorros, mas alguns, como dito anteriormente, podem ser prejudiciais ao seu amigo. A uva é totalmente contraindicada aos cães por causar intoxicação, mesmo que não se saiba ao certo a razão.

O que acontece se o cachorro comer uva?

Mesmo que seja totalmente perigosa para os cães, muitos podem comer sem os donos perceberem, como quando ficam ao alcance deles. Infelizmente não se sabe ao certo o motivo da intoxicação, nem a quantidade que pode causar reações negativas, sendo assim, alguns cães podem ter sintomas diferentes dos outros, alguns deles são:

Imagem de um cacho de uva na cor roxa ainda no pé da videira.
Marc Benedetti / Pixabay
  • Vômitos ou diarreia um tempo após a digestão;
  • Fraqueza ou letargia;
  • Flacidez no abdômen;
  • Desidratação: consequentemente aumento ou diminuição de produção de urina e aumento da sede;
  • Redução no apetite.

Caso o seu cachorro coma uva por engano, é importante levá-lo ao veterinário, que poderá induzir o vômito, mas apenas ele poderá ver se é adequado e como fazer da melhor forma. A uva ataca diretamente os rins, caso não seja tratado a tempo, pode causar insuficiência renal.

Você também pode gostar

Por isso é preciso sempre ter atenção ao dividir algum alimento com o seu cachorro, inclusive algumas frutas são bem-vindas. Sempre consulte informações seguras e aproveite muito a companhia do seu melhor amigo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br