Autoconhecimento

A cadência do dia a dia

Marisa Bussacos
Escrito por Marisa Bussacos
Quais são os ritmos que compõem a sua rotina? Desde o momento em que você acorda até ir dormir, como você vivencia as atividades do seu dia? Como elas estão organizadas?

Ouço muita gente reclamar da repetição dos afazeres durante a semana, mas é a cadência da vida que traz confiança e segurança para nós. Precisamos de ritmo! Isso não significa fazer todo dia exatamente a mesma coisa, mas dormir e acordar no mesmo horário, por exemplo, nos deixa com mais energia e vigor. Fazer exercício diariamente, nos traz saúde. E assim por diante…

Na natureza, temos o dia e a noite, as estações do ano e as fases da lua. No nosso corpo, temos o sistema cardiorrespiratório do coração e do pulmão, que contrai, expande, contrai, expande… Ou seja, os ritmos estão em todos os lugares, basta observar.

rotina

Há uma frase no documentário “Innsaei – O poder da intuição” que resume bem isso: “Imagine que somos feitos por dois ritmos, um que inspira e outro que expira, um que reflete e outro que reage, um que sente e o outro que calcula. Quando aprendemos a equilibrar os dois ritmos, conseguimos sentir o mundo de dentro para fora e não apenas de fora”. Que diferença isso faz? Conseguindo compreender o nosso modus operandi e criando uma agenda que respeite esse nosso ritmo, evitamos um burnout, uma paralisia sem aparente razão, lidamos melhor com os movimentos internos e externos. Nos apropriamos de como somos e conseguimos conduzir as nossas atividades de forma mais presente!

Gosto de pensar na importância dos movimentos, hora para fora: encontrar amigos, fazer reuniões e atender clientes, e hora para dentro: ler, meditar, pausar e praticar a observação. Mesclando os compromissos do meu dia nesse ritmo de contração e de expansão, consigo estar inteira para tudo o que me proponho a fazer, sem ficar exausta e sem estagnar. A vida é movimento, aquele consciente que nos respeita e não aquele feito no automatismo, de forma mecânica.

E você, de que forma pode mexer na sua rotina para criar ritmos mais harmônicos?

Sobre o autor

Marisa Bussacos

Marisa Bussacos

Coach e empreendedora. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma. Formada como Coach no Instituto Ecosocial com base Antroposófica.

Graduei em Propaganda e Marketing pela ESPM, com formações em Comunicação Não-Violenta, Facilitação de Processos Individuais e Grupos e Empreendedorismo Feminino pelo 10.000 Women, Goldman Sachs.

Trabalhei com a capacitação e melhora da autoestima de tecelões na Índia e em Branding e Publicidade na Natura. Empreendi a Ekoa Café, um espaço cocriado para nutrir relações, onde criei a corrente do Café Compartilhado que se espalhou por outras cafeterias do Brasil.

Atualmente realizo atendimentos de Coaching individual e facilito grupos e workshops de Desenvolvimento Humano.

Contatos
E-mail: [email protected]
Skype: marisabussacos
Site: marisabussacos.com.br
Linkedin: linkedin.com/in/marisabussacos
Página Facebook: Marisa Bussacos
Instagram: @marisabussacos
Telefone: 11 98012-5716 (WhatsApp)