Catolicismo Espiritualidade

Catolicismo: a Bíblia em evidência

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O catolicismo nada mais é do que uma expressão oriunda do grego arcaico e que, literalmente, significa universal. A primeira vez que esse termo foi utilizado foi no ano de 105 depois de Cristo, pelo bispo Santo Inácio.

Para os que concentram dúvidas no que diz respeito aos tipos de igrejas que são consideradas católicas, devemos afirmar que a Igreja Católica passou por uma mudança em 1054, o que fez com que ela englobasse dioceses tanto orientais, quanto ocidentais que continuaram sendo governadas por meio do Papa. Enquanto isso, as igrejas do Oriente seguiram com os ensinamentos do patriarca da Constantinopla e, hoje, formaram a Igreja Ortodoxa.

O catolicismo compõe o maior número de fiéis cristãos de todo o mundo, liderando mais de um bilhão de ideais, o que é cerca de 1/6 de toda a população do planeta. O Brasil, por sua vez, é o País que concentra o maior número de católicos de todo o mundo.

A religião é centrada nos ideais de que Jesus é o verdadeiro Messias da humanidade e, por isso, veio à Terra com o intuito de salvar a espécie e intensificar os laços e a conexão criada entre Deus e o ser humano. Depois de sua morte, na cruz, o principal intuito de seus seguidores era, então, pregar os seus ensinamentos por todo o mundo, com o intuito de tornar as promessas de Jesus Cristo cada vez mais conhecidas.

shutterstock_153788600-2

O messias: Jesus Cristo

Um dos principais ensinamentos da religião católica é no que diz respeito à Santíssima Trindade, em que Pai, Filho e Espírito Santo são caracterizadas como três divindades especiais em apenas um ser. Para o catolicismo, Jesus Cristo é considerado o Deus Filho, sendo ele concebido pelo próprio Espírito Santo.

O livro de leitura sagrado para os católicos é a Bíblia, com milhares de páginas e separada em versículos. Ela narra a história do profeta Jesus – e outras paralelas desde o surgimento da Terra.

A doutrina católica garante que o Papa é considerado o próprio sucessor do famoso São Pedro, que foi nomeado por Jesus Cristo como o verdadeiro promissor do cristianismo. Dessa forma, a maior autoridade no catolicismo é considerada um “representante de Jesus Cristo” ainda em vida. Nos dias de hoje, o posto é comandado pelo Papa Francisco.

Na Religião Católica, conta-se com sete sacramentos que são considerados essenciais para os cristãos e, por isso, devem ser seguidos em ordem:

O Batismo -> Crisma -> Eucaristia -> Confissão -> Ordens Sagrados -> Matrimônio e Extrema-Unção.

Eles são os responsáveis por intensificarem a comunhão espiritual entre Deus e os fiéis.

A religião católica também é caracterizada pela veneração de santos. Além disso, também cultua a existência da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Ambas essas características da igreja católica não são aceitas pelos evangélicos, o que foi motivo para muitas discussões e polêmicas com o decorrer dos anos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]