Autoconhecimento Coaching

Passos ritmados

passos ritmados
Marisa Bussacos
Escrito por Marisa Bussacos
Ao invés de usar a palavra disciplina neste texto, gostaria de pedir permissão para ser mais suave e compassiva e escrever sobre ritmos. Tudo bem? Assim como na natureza que tudo o que é vivo pulsa e passa por períodos de beleza e desarmonia, nós seres humanos também precisamos desses movimentos.

Nos processos de Coaching, trabalho muito essa questão com os meus clientes: “Como imprimir uma cadência no dia a dia para chegar onde se deseja?”. Não é possível sair de um ponto e alcançar outro sem construir passo a passo o novo caminho. E para que esse processo ocorra de forma estruturada, sustentável a longo prazo e sem deixar a zona de pânico ou a de conforto tomar conta, sugiro que esses passos aconteçam de forma ritmada. Sem acelerar demais. Sem paralisar.

Trazendo isso para a minha própria agenda, gosto de tudo organizado: desde reuniões e atendimentos, até o que chamo de “momentos de respiro”, que são períodos que eu não faço nada. Nada mesmo. Não vou tomar café, não adianto uma tarefa e não termino algo que não concluí. São as minhas pausas essenciais e intencionais. Respiro e volto focada nas atividades do meu cotidiano. Dessa forma “funciono”.

passos ritmados

Cada um tem o seu jeito de fazer as coisas acontecerem. Precisamos respeitar mais o ritmo de cada um. Querer segurar quem acelera demais ou puxar o tempo todo quem vai mais devagar pode desestruturar e até minar a energia da pessoa. É preciso entender o compasso de cada um para sabermos nos relacionar de forma saudável.

Ritmo e movimento são importantes para não estancar o fluxo da vida, mas desde que sejam no tempo e da maneira correta. E para isso não há certo ou errado. Cada um deve encontrar o seu, sem se julgar sempre um procrastinador ou um apressado. O importante é olhar para si, para o seu próprio modus operandi e, a partir desse olhar, agir. Já pensou sobre como é o seu? Compartilhe aqui!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Marisa Bussacos

Marisa Bussacos

Coach e empreendedora. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma. Formada como Coach no Instituto Ecosocial com base Antroposófica.

Graduei em Propaganda e Marketing pela ESPM, com formações em Comunicação Não-Violenta, Facilitação de Processos Individuais e Grupos e Empreendedorismo Feminino pelo 10.000 Women, Goldman Sachs.

Trabalhei com a capacitação e melhora da autoestima de tecelões na Índia e em Branding e Publicidade na Natura. Empreendi a Ekoa Café, um espaço cocriado para nutrir relações, onde criei a corrente do Café Compartilhado que se espalhou por outras cafeterias do Brasil.

Atualmente realizo atendimentos de Coaching individual e facilito grupos e workshops de Desenvolvimento Humano.

Contatos
E-mail: contato@marisabussacos.com.br
Skype: marisabussacos
Site: marisabussacos.com.br
Linkedin: linkedin.com/in/marisabussacos
Página Facebook: Marisa Bussacos
Instagram: @marisabussacos
Telefone: 11 98012-5716 (WhatsApp)