Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 78

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 78 – DESLIGUE O CELULAR, TIRE OS OLHOS DA TV, FOQUE O SEU OLHAR E A SUA ATENÇÃO NAS PESSOAS!

No Youtube “rolou” um vídeo sobre um professor que perde a paciência com uma aluna e seu irritante celular durante a aula (o (a) leitor(a) pode encontrá-lo apenas digitando “Professor perde a paciência”). Ele o tira das mãos da perplexa e mal-educada aluna e o atira na lata de lixo (deve ter sido demitido da escola, mas deveria ganhar uma medalha de Atitude Valorosa…).

Poucas coisas podem ser mais grosseiras que esses atos: o interlocutor acionar o celular no meio da conversa ou desviar o olhar para uma TV nas imediações (em bares e restaurantes, então, é um horror!). A vítima, coitada, fica perdida, sem rumo, com a palavra presa nos dentes, inteiramente à mercê de um ato que pode ser evitado apenas pela observância das regras de cortesia. E como as regras de cortesia não são mera opção, temos que…

Casal andando de mãos dadas com braços abertos.

Faça uma diferença grande na vida das pessoas simplesmente apertando o botãozinho respectivo no seu celular que o emudeça ou dirija a chamada de volta, com um adendo do tipo: “Agora não posso, chame depois”. Você pode, em caso de grande necessidade, olhar nos olhos do interlocutor, pedir desculpas, explicar que é uma chamada urgente e, depois de tê-la atendido, reiterar o pedido de desculpas e o quanto preza aquela pessoa. Você pode também mudar a posição em que esteja, de modo a desviar seu olhar do televisor ligado e não constranger a outra pessoa, que notará o seu comportamento e o entenderá como grande cortesia e consideração que por ela você manifesta.

Contou-me certa e muito querida “mediquinha” o ocorrido em um jantar com um até interessante sujeito: na primeira vez em que ele interrompeu a conversa para mexer no celular, ela apenas pigarreou, sendo que na segunda vez ela fuzilou-o com o mais terrível olhar de “faquinhas”. Na terceira vez, ela levantou-se, foi embora e nunca mais retornou os telefonemas e mensagens do WhatsApp. Sua amiga, médica também, porém mercurial, daquelas mulheres altivas e guerreiras que não suportam as grosserias tão em voga, na mesma situação levantou-se e berrou: “Por que não liga para sua mãe e pede que o eduque um pouco?”. Segundo ela, foi uma gargalhada só no restaurante e ela saiu triunfante e de alma lavada, enquanto o troglodita ficava plantado à mesa sem saber se morria ou se pedia para ser vaporizado por algum marciano passante!


Anterior Capítulo 78 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube