Autoconhecimento

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 5

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 5 – RESPONDA TELEFONEMAS E EMAILS E ETC.

Nada mais indelicado e primitivo que deixar de retornar chamadas telefônicas, e-mails e demais mensagens! Quanto mais não seja, quem recebe uma mensagem, desde que não seja daquelas que infestam as mídias com seus conteúdos inoportunos, tem o dever de responder, mesmo que não tenha uma… resposta! A maioria das pessoas envia suas mensagens e se sente desprezada porque não recebe um “bit” que seja como resposta, apenas o silêncio rascante…e ficam muito sensibilizadas com isso!

Responda TODAS as mensagens. Reserve tempo para isso, como, por exemplo, meia horinha por dia, no início ou final do dia e, se o volume de mensagens for muito grande, é de bom tom que tenha alguém para classificá-las por assuntos e prioridades, para uma resposta a seguir.

Desenho de mão segurando smartphone enquanto recebe ligações.

Hoje em dia, não cabe mais a desculpa “Mas eu não recebi!” ou “Mas eu já respondi!”, porque os arquivos eletrônicos são implacáveis: estão lá, na memória dos diversos dispositivos que usamos para nos comunicar, os dados identificadores da mensagem, como dia, hora e o texto, no caso de mensagens escritas e, no caso de contatos telefônicos há os registros de chamadas efetuadas, chamadas perdidas, tudinho direitinho com hora e demais dados.

Quem entra em contato com você certamente reconhece a sua importância e espero que o mesmo ocorra da sua parte e, creia, se atentar para essa regra de convivência e boas maneiras, você fará MUITA diferença na vida das pessoas!

Uma historinha despretensiosa, que bem ilustra a importância de se retornar mensagens e chamadas recebidas: se tivesse prestado mais atenção no dever de dar um retorno a todos os tipos de contato, certo senhor, atarefadíssimo, daqueles de agenda cheia de compromissos, todos eles gerando um monte de dinheiro para a sua já robusta conta bancária, teria notado a frase final do e-mail enviado por sua namorada, a quem deixara muitas vezes preterida por mais um dos seus compromissos prioritários. A frase? Simples: “Me retorne mesmo que não tenha a nada a dizer, apenas me mostre que ainda me nota!” Como o importante senhor nunca dava mesmo importância ao que lhe fosse menos que mais dinheiro a ganhar, deixou de responder na hora em que recebeu o e-mail, dirigiu-se para o bar do aeroporto, para sorver uns chopes com um cliente, falou algumas vezes no celular, a bateria acabou e, seis horas depois, quando em terra, conseguindo dar uma carga em seu celular, abriu a mensagem desprezada…e a “ficha caiu”: a partir daí, foi ela, a namorada, que não só deixou de retornar, como desviou todas as mensagens para a caixa de “spam”…


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 5 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube