Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 52

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 52
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 52 – DÊ ÀS PESSOAS A SENSAÇÃO DE GANHO!

Para que ganhar tanto e sempre sobre tudo e sobre todos? Qual a graça em ser imbatível? No começo das disputas, ganhar e ganhar é muito bom, mas sempre chega a hora do tédio do ganhar sempre, agravado pelo fato de que surge a falta de adversários e, sem eles, com quem disputar e de quem ganhar?

Não seja o(a) chato(a) que sempre tem razão e impõe seus pontos de vista aos demais!
 Chega uma hora que ninguém aguenta mais e a rejeição é tiro e queda! Pense bem: você precisa ganhar todas as discussões? TODAS? Então, por que não ceder um pouco aqui e outro tantinho ali e deixar as pessoas felizes porque obtiveram algum tipo de ganho?

Homem e mulher sentados em um sofá branco, discutindo

Não se trata de algum comportamento manipulativo ou demagogia barata, ordinária! É um comportamento dos longos protocolos da sobrevivência nas sociedades complexas, em que pipocam os egos e dançam, alucinadas e sem medidas, as vaidades de todos os tamanhos. Transitar por esses cenários que mais parecem teatro do absurdo, misturado com as convulsões do nonsense, é uma situação que requer perícia e intensa compreensão das zonas sem cor e das zonas cinzentas da alma humana.

Faça a diferença na vida das pessoas (algumas, pelo menos) cedendo apenas o necessário para que elas possam experimentar o doce sabor do ganhar e, quem sabe, para elas seja a redenção de que precisem para realmente ganhar em outras curvas e caminhos da vida!

O Armando “Manivela” era o dono e o técnico do time de futebol do Baependi Futebol Clube da minha infância no bairro das Laranjeiras, Rio de Janeiro. A bola também era dele, assim como os meiões, os calções e as camisas do time. Tudo era dele, menos as traves do gol no campinho exclusivo no Aterro do Flamengo e as chuteiras dos craques. Também era dele a sabedoria que empregava nos seus estratagemas para vencer os arquirrivais da rua Ipiranga e da Praça São Salvador, para quem nem no mais distraído pensamento era aceitável perder!

Homem, técnico de futebol, agachado no campo, segurando uma prancheta enquanto observa outro homem jogar

De vez em quando, ele orientava o time para facilitar um pouco a vitória no primeiro tempo do jogo de um ou outro adversário, sempre dizendo: “Vamo deixá os cara pensá que estão com a bola cheia! Aí, eles ficam contentes e não endurecem pra cima de nóis quando o bicho pega e a gente precisa ir prás cabeças! Ni nóis ninguém amunta! Vamo dá o mio pros pinto e na hora agá vamo ganhá do galo e assar as penosas!” Eu sempre ria desse discurso e hoje entendo o ardil daquela estratégica cabeça, o grande Armando Manivela!


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 52 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube