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Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 51

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 51
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 51 – ENTRE NA FREQUÊNCIA DAS PESSOAS!

Isto significa dizer que, além de ser de bom tom, é muito enriquecedor “entrar na onda das pessoas” e vibrar conforme a frequência ou dançar conforme a música. Não raro, pode ser que tenhamos que reduzir o giro dos nossos motores emocionais, para ajustá-los ao que acontece com o momento das pessoas, como: por alguma razão, elas podem querer ficar quietinhas num canto, com poucas palavras e muitos pensamentos borbulhando nos cantos internos, e não adianta tentar provocar uma euforia de dançarino de forrórock! Se a opção das pessoas em um dado momento é a quietude, não há prudência em procurar nelas instalar incêndios comportamentais.

Maneiras de ser a diferença

As pessoas apreciam muito ser notadas e respeitadas em todos os momentos em que definem seus estados emocionais, e aí está uma excelente oportunidade para que você faça uma diferença: lembre-se de que infelizmente é muito mais fácil encontrar trogloditas relacionais que pessoas como você, caro(a) leitor(a), que insiste em notar os apelos emocionais das demais pessoas e ajustar seus comportamentos.

Não se preocupe: essa “entrada” na frequência não significa se deixar contaminar pelos aspectos de momento das pessoas e é apenas, como dito acima, um ajuste transitório que visa apenas compor tecidos relacionais harmoniosos e mostrar que há respeito permeando as suas condutas, o que fará um bem extraordinário para as pessoas, uma PODEROSA diferença.

Como não me lembro de fábula alguma sobre essa questão, a “entrada na frequência” das pessoas, creio que seja uma permissão para inventar uma fábula urbana e aí está: era uma vez uma empresa bem grande em tudo, tamanho, faturamento e robotização humana. O seu departamento de RH era dirigido pela D. Norma, cujo nome real era Margarida, mas como a-d-o-r-a-v-a escrever e impor normas para tudo, num instantinho virou a D. Norma. E ela inventou uma norma duríssima: as pessoas eram obrigadas a fechar as portas de suas salas, saletas e cubículos, sempre que estivessem buscando isolamento e só abri-las quando entendessem estar “normais”. E ninguém podia abrir as portas, ninguém mesmo.

Maneiras de ser a diferença

Ocorre, porém, que no RH tinha uma fadinha disfarçada, escondida no anonimato de uma estagiária muito tímida, cuja missão era espalhar gotinhas do poderoso perfume customizável: podia ora ser o anestésico para as dores emocionais, ora uma pimentinha para levantar o moral, ao gosto e necessidade do freguês. Mas a pobrezinha, para seu horror e imediata transformação em pé de vento, e sumiço daquela área, verificou que o perfume não passava pelas portas fechadas e, por isso, nada podia ser feito para inverter o sinal emocional dos seus ocupantes que, de tanto tempo que vieram a passar trancados nas suas salas, foram esquecidos até quando a empresa mudou-se inteirinha para outro prédio. Morreu tudinho e só sobrou um pé de vento que ventava todos os dias apenas no horário do expediente da sua antiga ocupante, ficando, pois, mal-assombrado o prédio e depois ocupado por legiões de indigentes emocionais que brotavam na cidade como erva daninha nos matos.


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Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

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