Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 53

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 53
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPÍTULO 53 – CORRA O RISCO DE PERDER O(A) AMIGO(A) MAS NÃO DEIXE QUE ELE(A) SE PERCA!

É preciso ser MUITO amigo, mas MUITO AMIGO MESMO, para optar pelo risco da perda de uma amizade, como consequência da firme atitude de não avalizar eventual escolha errada por parte de um amigo.

As pessoas mais próximas de nós por vezes pedem conselhos que não acatam ou confidenciam possíveis falcatruas ou atos ilícitos, na esperança de receber o “sinal verde”. E elas agem assim de forma deliberada, com plena consciência do que fazem e se mostram aborrecidas quando contrariadas. E devem ser contrariadas pelos verdadeiros amigos!

maneiras de ser a diferença

Jamais transigir com o ilícito, o imoral, o questionável como princípio de vida e MUITO MAIS quando se tratar de proteger a vida dos que nos são caros, dos mais queridos, de gente a quem devemos amparar e ser firmes quando necessário.

Ser a diferença na vida de uma pessoa é, também, lhes retirar o apoio na prática do inaceitável e mostrar o quanto possa doer a recusa no aval do errado e a grande dor que se segue a perdê-la como amiga se for necessário.

Meu amigo Espanador (magro, alto e cabeludo demais…) era uma pessoa de convicções fortes e não cedia um milímetro na defesa do que era por ele entendido como o certo, principalmente dentro do bar temático que havia montado e que administrava de quarta-feira a sábado, a partir das 14:00 horas e até a hora que o último bebum era despachado para casa, por via do serviço de táxis conveniados. No bar do Espanador, a paquera rolava solta e feliz, e no ar interno tinha mais moléculas de etílicos que de oxigênio. Era lugar para “fazer e refazer rolos”, segundo seu poderoso dono, que entendia por “rolo” toda e qualquer forma de relacionamento que visasse a felicidade. Numa das paredes reinavam dois quadros bem grandes, encimados por um foco de luz bem direto, potente o suficiente para permitir a leitura.

maneiras de ser a diferença

Em um estavam as fotos e nomes de ex-frequentadores que tinham ido para filial do bar “no andar de cima”, que era uma forma bem humorada de prestar homenagens aos amigos que deixaram saudades. No outro quadro estavam anotadas em letra manuscrita as iniciais e datas respectivas de amigos frequentadores que foram perdidos porque o Espanador havia se recusado a lhes entregar as chaves dos carros, pelo estado de embriaguez ou tirado à força as drogas das mãos dos que intencionavam usá-las no banheiro. E ele mostrava os dois quadros para todos os novos frequentadores e deles sempre recebia efusivos cumprimentos pela atitude.


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 53 Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube