Convivendo

Por que você não precisa usar sutiã?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
É cada vez mais comum a polêmica sobre diversos assuntos. E um dos assuntos que tem se tornado um tabu é o uso do sutiã. Ele mesmo. Por muito tempo, consolidou-se o fato de usar sutiã, mas as discussões envolvendo as suas desvantagens são grandes.

E não são apenas grupos feministas que discutem essa questão. Até mesmo a medicina já apontou os benefícios de não usar sutiã. Entre eles estão: peitos mais saudáveis, sensação de bem-estar, um sono melhor e até diminuição de dores nas costas.

Uma das ideias mais equivocadas é de que o uso do sutiã vai evitar que com o passar dos anos os peitos caiam. E pesquisas têm descoberto justamente o contrário, que os tecidos das mamas podem se enfraquecer por causa do uso do sutiã. Inclusive grande parte das mulheres até usa sutiã para dormir, já que usá-lo durante o dia é um hábito, mas também há relatos de mulheres que não gostam de usar sutiã, que se sentem desconfortáveis.

Uma das descobertas dessa nova rotina pessoal de não usar sutiã é o fato de que a mulher pode conhecer melhor os seus seios; é uma forma até de descobrir se há ou não nódulos nos seios, reparar no seu ciclo menstrual e como os seios se modificam neste período. Eles devem ser vistos não apenas como pontos positivos aos olhos dos homens, mas também como pertencimento do corpo feminino.

Uso do sutiã: diversas opiniões

Neste sentido, são várias as pesquisas que mostram que o sutiã não é esse querido utensílio que mora no guarda-roupa feminino ou uma das peças favoritas de muitas mulheres que chegam a fazer coleções de sutiãs e se tornam consumidoras da peça.

Outro benefício apontado por quem não usa sutiã é o fato de que ele ajuda a evitar dores nas costas. Muitas mulheres sentem um peso quando usam sutiã ou até mesmo top. A consequência é aquela sensação negativa de que o sutiã traz desconforto. Logo, quando ele é tirado, a sensação é de leveza para muitas mulheres.

Polêmica é grande

A polêmica sobre o fato de não usar sutiã é grande. Existem muitas mulheres que gostam de usar sutiã e esse se tornou um hábito. Há outras que ficam felizes somente ao tirar o sutiã, mas há também uma indústria que lucra muito com a lingerie e, claro, com todo o conceito sexy que se criou para essa peça que por muito tempo foi simples, mas que hoje é exótica a ponto de custar caro, dependendo do modelo.

Talvez um consenso sobre essa polêmica demore a acontecer. É preciso também uma mudança na cultura, já que muitas mulheres são intimidadas até por outras mulheres quando não usam sutiã. Uma mudança na sociedade é fundamental. O mais importante é que haja respeito em ambas as partes e que as mulheres que defendem o uso do sutiã também respeitem aquelas que não usam.

Que o respeito possa estar presente nas discussões. Há quem diga que chegar em casa e tirar o sutiã é uma enorme sensação de liberdade e há aquelas que, quando vão tomar banho e tiram o sutiã, se sentem estranhas. Acima de tudo, que possamos enfrentar essa polêmica mais unidas e com respeito à diversidade e opinião de todas.


Escrito por Angélica Fabiane Weise da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]