Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 45

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 45
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 45 – SEJA UMA PESSOA AGLUTINADORA!

Há tantas pessoas que se comportam como o Túlio Detritus, personagem da série “Asterix, o Gaulês”, um especialista em espalhar a cizânia e a desagregação das relações entre as pessoas, que é melhor que ele, o Detritus, não venha a ser modelo de comportamento nos dias atuais. À época da história em quadrinhos, na Gália que antecedeu a civilização francesa, o Tulio Detritus felizmente perdia a guerra contra os gauleses, mas espalhava um enorme estrago entre as pessoas. Ficção, mas nem por isso menos cruel, o relato das façanhas do Túlio Detritus sempre fascinou os apreciadores de histórias em quadrinhos, com crescente legião de fãs nos desenhos animados da modernidade.

Ilustração da capa de gibi do Astérix o Gaulês

Fazer a diferença é, também, ajudar a que não vicejem as sementes da discórdia e do desalinhamento emocional entre as pessoas, que são a matéria com que se alimentam os muito pobres de espírito, almas encardidas e mentes laceradas por merecidos sofrimentos e que, não obstante qualquer tentativa dos bem intencionados em lhes ajudar a calar-se, insistem em agir dividindo as pessoas, entre elas despejando a corrosão dos atos que desaglutinam.

Você fará uma ENORME diferença se atuar sempre como agente catalizador da amizade e dos bons sentimentos entre as pessoas que têm a sorte em tê-lo(a) como parente, colega, amigo(a) ou parceiro(a) afetivo! Será uma diferença para criar permanências saborosas nas conexões relacionais, porque atuará como alento para a busca do entendimento e cimento para as relações construídas entre as pessoas.

Conheço uma bela história sobre a ação devastadora da cizânia, da atitude desaglutinadora que, iniciada por um comentário que destruiu um amor que nascia, felizmente finalizou muito bem 30 anos depois. Ela, uma mocinha que amava um belo rapaz, que certa vez lhe beijou a cabeça sem que ela esperasse, sem saber ele também que estaria entrando naquela cabeça para sempre, se deixou contaminar para uma daquelas “fofocas” próprias das fases menos maduras de idade, segundo a qual o apaixonado de então andava aos beijos e abraços com uma outra moça.

Mulher e homem, ambos asiáticos, sentados em um banco de praça, de frente para um lago. Os dois estão tristes e olhando em direções opostas

Foi o suficiente para que ela terminasse o namoro e não mais dirigisse a palavra ao rapaz e assim permaneceu durante 30 anos, espaço de tempo em que casou, descasou, essas coisas. Um dia se reencontraram e a paixão acendeu mais rápido que o olho criminoso dos fantasmas gerados pela “fofoca” e vivem um belo e intenso amor, felizes, maduros e assumidamente adolescentes nos momentos de intimidade.


Continue acompanhando a série
Anterior Capítulo 45  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube