Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 46

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 46
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 46 – PRATIQUE A EMPATIA!

Meter-se nos sapatos do outro, eis uma bela definição para empatia, com todo o respeito pelos tratamentos conceituais de que podemos dispor nas vertentes psicanalíticas e psicológicas. E a simplicidade nesse caso é que dá a grandeza para a prática da empatia, lamentavelmente pouco ensinada na dita educação infantil e muito menos ainda nos longos e tediosos anos de regras gramaticais, inversão de sinais nas equações e memorização da tabela periódica dos elementos. Seria, de fato, verdadeiramente educativo para a vida se as crianças pudessem entender o poder da prática da empatia desde bem cedo, aprendendo a sentir pelas demais e a reconhecer que todos sentem, não apenas elas e seus egoísticos modos de pensar.

Mãos de duas pessoas brancas, uma pegando na outra

É preciso esforço no modo de entender o que se passa com os interlocutores, como absorvem e porque reagem às palavras, expressões, críticas e julgamentos que são a regra geral na agitada vida desses tempos de muita poeira, turbulência e ruídos relacionais e, na proporção inversa, de pouco espaço para reflexão sobre como o outro funciona. E não há empatia alguma, porque o julgamento e a incompreensão vêm antes e congestionam os canais de percepção do outro e o ciclo perverso se retroalimenta e renasce néscio em tamanho e fervente em manifestações, afastando mais e mais as pessoas umas das outras e ocupando o espaço com mais razões e sedimentos para o afastamento.

Faça uma diferença abençoada na vida das pessoas do seu convívio procurando entender como tudo repercute em seus interiores (medos, inseguranças, lembranças dolorosas e perdas dramáticas) e estará praticando a arte da empatia, ajudando-as a, no mínimo, não ter aumentadas as pancadas que chegam com as ações de quem não conhece e respeita as suas singularidades.

Foi até que fácil resolver o grave problema das queixas, reclamações e processos judiciais em uma empresa de transportes coletivos que respondia por longas e congestionadas linhas entre bairros da periferia e o centro administrativo de uma grande cidade. Os passageiros faziam até caravanas para ir reclamar nos portões da garagem da empresa. E o alvo era o mesmo: as arrancadas, freadas, curvas fechadas e zigue-zague dos “ases do volante”, fazendo com que os passageiros fossem atirados para todos os lados dentro dos ônibus, ocasionando as consequentes quedas, escoriações e demais desconfortos.

Foto de ônibus de transporte público, andando na rua, perto de um ponto

O consultor contratado para diagnosticar os aspectos comportamentais da situação sugeriu que todos os motoristas fossem espremidos dentro de dois ou três ônibus e que estes fossem conduzidos da mesma forma como faziam em suas jornadas de trabalho. Detalhe importante: ACOMPANHADOS POR SUAS ESPOSAS, COMPANHEIRAS OU NAMORADAS!


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 46 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube