Convivendo

4 dicas para uma viagem mais ecológica

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Viajar é uma das experiências mais incríveis que podemos ter na vida. Conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes nos ajuda a perceber melhor nosso espaço no mundo e abre nossa mente para novos conhecimentos e descobertas. Com tantos pontos positivos, o turismo vem crescendo no Brasil e no mundo e, por isso, os cuidados com a preservação cultural e ambiental devem ser levados a sério pelos viajantes.

Pensando nos impactos causados pelo turismo, os ministérios do Meio Ambiente e de Turismo desenvolveram uma iniciativa voluntária chamada Passaporte Verde. Esse projeto também foi desenvolvido em mais 20 países e busca chamar a atenção para uma forma mais sustentável e ecológica de turismo no país. É uma campanha que busca incentivar a mudança dos hábitos dos turistas, tornando as viagens mais conscientes e menos agressivas ao meio ambiente.

Pensando nessa tendência e percebendo que precisamos cuidar com carinho dos locais e culturas ao redor do mundo para que eles não sejam extintos, resolvemos listas algumas dicas eficientes para tornar as viagens mais sustentáveis e ecológicas.

Você pode começar pensando no turismo ecológico logo no planejamento da viagem.

Dê preferência a hospedagens com consumo de energia limpa ou sustentável. Tente ficar num acampamento, por exemplo. Se isso não for possível, opte por um hotel ou apartamento próximo dos pontos turísticos de interesse, assim você tem a opção de fazer os passeios a pé ou de bicicleta.

Outra dica importante é lembrar-se de desligar todos os eletrônicos, ou equipamentos que consomem energia, antes de sair de casa. Assim você economiza na conta de luz durante as férias e ainda ajuda na preservação de recursos naturais esgotáveis.

Chegando ao destino escolhido, lembre-se de controlar a produção de lixo e recolher tudo o que precisar jogar fora. Dê preferência às embalagens recicláveis e sempre recolha todos os dejetos produzidos durante a permanência em cada lugar. Guarde o lixo durante a estadia e, ao deixar algum lugar, leve embora toda a sujeira produzida.

Também é válido preocupar-se com os meios de transporte escolhidos nas férias.

Escolha, sempre que possível, se locomover a pé, de bicicleta ou utilizar os transportes coletivos. O carro, além de poluir o ambiente, pode deixar os turistas presos no trânsito por mais tempo que o necessário e causar estresse e gastos na hora de estacionar. Sem falar que, fazer os passeios fora de um carro, nos aproxima ainda mais das tradições e cultura do destino escolhido. Vale a pena!

Também ressaltamos a importância de prestar atenção no desperdício durante a viagem. Só porque está de férias, viajando, não quer dizer que pode aumentar o desperdício de recursos naturais, alimentos ou produtos. Se possível, reutilize as toalhas e roupas de cama do hotel para economizar água, não compre comida em excesso, evitando jogar fora o que tanta gente ainda precisa, e controle os gastos com água e luz. Além de serem desnecessários, eles podem prejudicar a vida de quem mora naquela região.

Na hora de voltar para casa, lembre-se de que você não precisa retirar animais, plantas ou recursos naturais como suvenires da viagem. Em vez disso, tire uma foto ou guarde a lembrança maravilhosa desses pequenos detalhes, pois eles farão a diferença na chegada dos próximos visitantes.

Para deixar a viagem ainda mais sustentável, você ainda pode doar para outros turistas os mapas, livros ou roteiros turísticos que já utilizou. Se não conhecer ou encontrar alguém que os queira, devolva tudo no hotel para que outra pessoa possa reutilizá-los.

Por fim, lembre-se de que cuidar da cultura local também faz parte do turismo ecológico. Portanto, incentive a arte, a culinária e as tradições locais no período da viagem. Além de ajudar na preservação dessa cultura, você ainda vai sentir-se muito mais inserido na vida cotidiana de quem mora por lá.


  • Texto escrito por Laís Mori da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]