Ervas e Chás

Chá verde: o ritual antioxidante que o seu corpo precisa!

Uma bebida quentinha feita com água e ervas naturais é o que muitos de nós precisamos na nossa rotina. Em geral, recorremos a essa preparação quando precisamos de chás para dor de estômago, mas esse não é o único uso dessas receitas. O chá verde, por exemplo, é um poderoso antioxidante.

Então, para enriquecer o seu paladar e melhorar a sua saúde, o conteúdo que preparamos vai te mostrar os detalhes sobre o chá verde. Nos tópicos abaixo, entenda como ele age no seu organismo e por que você deveria cogitar essa bebida na sua rotina. Surpreenda-se!

Para quê serve o chá verde

A pergunta que deve estar na sua mente agora é: “chá verde é bom para quê?”. Afinal, você já sabe que ele é um bom antioxidante, mas o que isso significa? Quais são os benefícios do chá verde no seu corpo? Aprofunde-se sobre os efeitos dessa bebida:

Uma xícara de chá verde disposta sobre uma tábua. À esquerda, um pequeno bule.
kitzcorner de Getty Images / Canva

1) Estimula a função cerebral

Como o chá verde é rico em cafeína, ao bebê-lo de forma rotineira é possível aumentar a concentração e a memória. Inclusive, é um importante auxílio para quem precisa ser mais produtivo no trabalho ou na escola.

2) Favorece a digestão e o sistema cardiovascular

O chá verde favorece a digestão e pode auxiliar no emagrecimento porque apresenta um composto que aumenta o gasto energético e aumenta a produção de ácidos estomacais. Sendo assim, é mais fácil processar os alimentos.

3) Oferece energia

Outro benefício da cafeína presente no chá verde é o aumento da energia de quem consome a bebida. Com o líquido, é possível aumentar o desempenho físico de um indivíduo, então é recomendado para a prática de exercícios.

4) Combate infecções

Um composto do chá verde que se chama catequina é capaz de combater o desenvolvimento de bactérias e de vírus. Logo, a bebida é uma maneira simples de atenuar os efeitos das infecções que podem atingir o corpo humano.

5) Reduz os índices de açúcar no sangue

O chá verde é responsável por aumentar a recepção do sangue à insulina, que reduz os níveis de açúcar no sangue. Sendo assim, a bebida pode auxiliar no controle da diabetes, quando ingerida sem açúcar.

6) Ação antioxidante

O principal benefício do chá verde é a ação antioxidante. Por causa dela, as células e moléculas do organismo são renovadas com facilidade, impedindo o envelhecimento precoce e outros tipos de doenças relacionadas a isso.

Como fazer o chá verde?

Folhas de chá verde num pote.
fotografierende de Pexels / Canva

Se você está pensando em aproveitar os benefícios do chá verde, saiba que é bem simples prepará-lo. Embora também exista a versão da erva em saquinho, essa versão é menos pura do chá. Portanto talvez você não obtenha os efeitos que busca. Ou seja, se você estiver pensando se chá verde de saquinho emagrece, a resposta é: provavelmente não.

Felizmente, você pode preparar a sua bebida sem complicações, seguindo a receita:

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de folhas de chá verde.

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela e desligue o fogo antes de começar a ferver, quando as primeiras bolhas subirem. Então acrescente as folhas e feche a panela, deixando a preparação em infusão por três minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Caso você prefira uma preparação mais elaborada do chá verde, você pode preparar um matcha:

Um copo de matcha.
Linda Hughes Photography / Canva

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (chá) de matcha;
  • 1 batedor de bambu.

Modo de preparo:

Como na primeira receita, aqueça a água sem deixá-la ferver. Depois separe metade do líquido e despeje sobre o matcha em outro recipiente. Usando o batedor de bambu, dissolva a erva. Finalmente, adicione o restante da água e beba.

Qual o melhor horário para tomar o chá verde?

Antes de beber o chá verde que você preparou, é importante se atentar ao melhor horário para ingerir a bebida. Isso porque, dependendo do seu objetivo, o horário em que você bebe o líquido pode ajudar ou prejudicar o seu processo.

Para facilitar a digestão e ter mais energia, por exemplo, você deve consumir o chá verde cerca de uma hora antes ou depois das refeições. Se você preferir tomá-lo de estômago vazio e começar a sentir azia, é melhor ingeri-lo após sua alimentação.

Por outro lado, você também pode aproveitar o chá verde para um ritual de desintoxicação duas horas antes de dormir. Já no final do dia, você deve preparar a bebida aproveitando cada fase do processo, sem pressa.

Quando o líquido já estiver em uma xícara, vá para um lugar silencioso e confortável na sua casa, onde você se sinta em paz. Enquanto bebe o chá verde lentamente, reflita sobre os problemas que te atormentaram durante a rotina, desejando que eles não se repitam no dia seguinte.

Ao realizar esse tipo de reflexão, com a ajuda do chá você vai perceber que é possível limpar o seu organismo e a sua mente todos os dias, recuperando suas energias e suas boas vibrações para novas experiências.

Uma mulher bebendo chá.
Rido / Canva

Cuidados com o chá

Mesmo que o chá verde apresente ótimos benefícios e te ajude muito em um ritual, é essencial tomar alguns cuidados com a bebida. Veja quais são eles:

  • O chá verde pode interagir com remédios para hipertensão e para diabetes, sendo contraindicado nesses casos. Gestantes e pessoas que sofrem de úlcera, gastrite ou doenças no fígado também não devem tomá-lo.
  • Ingerir mais de três xícaras de chá verde por dia pode sobrecarregar o fígado, comprometendo o funcionamento do órgão. Também não é recomendado beber o mesmo tipo de chá durante três meses seguidos, principalmente se for o chá verde.
  • Antes de começar a consumir o chá verde de forma rotineira, procure a opinião de um(a) profissional da saúde, para ter certeza de que a bebida não vai prejudicar o funcionamento do seu organismo.

Você também pode gostar

A partir das informações apresentadas, você já tem todo o conhecimento de que precisa para aproveitar a ação antioxidante do chá verde. Com as nossas dicas, você vai descobrir que é muito fácil limpar o seu corpo e a sua mente daquilo que está te preocupando durante a sua rotina. Sinta-se bem!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br