Alimentação consciente Ervas e Chás Receitas

Chá para gripe: receitas simples e naturais

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gripes e resfriados são doenças “chatas” que por muitas das vezes nos derrubam e nos proporcionam uma única vontade: ficar na cama. Quem tem avó ou teve o prazer de conhecer a avó de alguém, ou quem sabe até tenha visto em algum filme alguma cena em que alguma senhorinha diz: “Tenho a receita de um chá perfeito para a gripe!”, sabe que antigamente os remédios mais eficazes contra os sintomas da gripe eram chás: dos mais simples aos mais cheios de ingredientes. Vamos saber mais sobre chá para gripe?

A verdade é que um chá para a gripe tem o seu valor! Além de fortalecer o organismo com as propriedades dos seus ingredientes, os chás feitos para amenizar os sintomas dos resfriados, realmente têm efeito e proporcionam melhoras significativas em uma pessoa que sofre com essa doença quase que rotineira em algumas épocas do ano.

Conheça agora algumas receitas de chás que podem te ajudar a melhorar de um resfriado:

Xícara de chá com ervas. A xícara está sobre uma mesa na cor verde e dentro dela uma colher de metal.
Imagem de moritz320 por Pixabay 

1 – Chá de capim-limão com gengibre

Este chá ameniza as dores no corpo e os desconfortos respiratórios. O capim-limão tem ação descongestionante e o gengibre aumenta a imunidade. É um ótimo chá para gripe!

Ingredientes:

5 fatias de gengibre;
1 colher de sopa de folhas secas de capim-limão;
1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque o gengibre e as folhas de capim-limão. Deixe infusionar por 8 minutos (num recipiente abafado) e coe. Beba ainda morno.

Mão de uma mullher segurando um recipiente cheio de chá. Ela está servindo o chá em várias xícaras.
Imagem de HYEKANG LEE por Pixabay 

2 – Chá de alho com mel

Alivia a dor de garganta, problemas respiratórios, tosse com ou sem catarro e a dor no corpo. O alho possui agentes que ajudam a combater algumas bactérias e o mel reduz o estresse metabólico causado pela gripe, atuando também no combate de alguns microrganismos e bactérias, além de ser eficaz no alívio da tosse.

Ingredientes:

3 dentes de alho;
3 colheres de sopa de mel;
400 ml de água.

Modo de preparo:

Amasse o alho e coloque-o em uma panela juntamente da água até que comece a ferver. Deixe o fogo baixo, cozinhando o alho por cerca de 15 minutos. Coe e espere esfriar um pouco, até que fique morno. Em seguida, adicione o mel e mexa até que ele seja diluído. É indicado que você beba o chá ainda morno.

Chá de limão servido em um copo de vidro decorado com uma rodela de limão. O copo está sobre uma mesa de madeira decorada com folhas secas.
Imagem de congerdesign por Pixabay 

3 – Chá de limão

Este chá é indicado para diminuir a febre de forma natural, pois o limão é rico em vitamina C, que possui propriedades anti-inflamatórias que diminuem a febre e elevam as defesas do organismo.

Ingredientes:

2 limões tahiti;
250 ml de água.

Modo de preparo:

Corte os limões em pequenos pedaços (não retire as cascas) e coloque em uma panela com os 250 ml de água, até que ferva de 10 a 15 minutos. Em seguida, deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara, se possível, a cada 2 horas. Se for de sua preferência, o chá pode ser adoçado com mel, que também atuará no seu organismo proporcionando mais benefícios contra os sintomas da gripe.

Chá de sabugueiro servido em um caneca de vidro. A caneca está sobre uma grama bem verdinha.
Imagem de congerdesign por Pixabay 

4 – Chá de sabugueiro

O sabugueiro possui flores que têm propriedades expectorantes e que estimulam a produção de suor, produzindo assim a diminuição da febre. Também atua como antiviral e anti-inflamatório. Indicado para sintomas como congestão e febre, e em casos de garganta inflamada, esse chá para gripe pode ser eficiente quando utilizado para gargarejos, amenizando a irritabilidade da garganta ou a presença de aftas causadas pela baixa imunidade.

Você também pode gostar

Ingredientes:

2 colheres de sopa de flores secas de sabugueiro;
2 xícaras de chá de água.

Modo de preparo:

Ferva a água e acrescente as folhas secas de sabugueiro (já fora do fogo). Deixe infusionar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e tome de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Chá de açafrão servido em uma caneca de vidro. Ela está sobre um tecido de juta e ao lado duas margaridas amarelas enfeitam a juta.
Imagem de Marina Pershina por Pixabay 

5 – Chá de açafrão com mel

Esta receita de chá para gripe é considerada como um antibiótico natural. Como já foi dito anteriormente, o mel é eficaz no fortalecimento do organismo e também combate infecções. O açafrão age como antibiótico, antibacteriano, anti-inflamatório e antisséptico. O principal composto dos “curcuminóides” que compõe o açafrão é a curumina, que possui diversas propriedades curativas. Este chá é indicado principalmente para fortalecer o organismo contra infecções e acelerar a cura da gripe.

Ingredientes:

1/4 de xícara de mel;
1 colher de chá de açafrão;
500 ml de água.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque no fogo. Não deixe levantar fervura. Deixe esfriar e tome meia xícara de chá 3 vezes ao dia.

Obs.: Estas receitas foram feitas pensando na saúde de adolescentes e adultos.

Não indicamos o consumo destes chás para bebês ou crianças de até 10 anos. Consulte sempre um médico e informe o seu apreço por medicina natural e também o seu consumo de chá para gripe. Lembre-se: todo o excesso é prejudicial à saúde!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]