Saúde Integral

A ciência comprova: o clima praiano faz bem à saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No século 18, os médicos receitavam viagens aos “hospitais praianos”, clínicas que tinham espaços para banhos de água salgada. Hoje, a ciência comprova que o clima praiano faz bem à saúde. Saiba aqui o que acontece com seu corpo após um banho de mar.

Ir à praia melhora o humor

Um dos principais benefícios da praia à saúde é o aumento dos íons negativos, responsáveis por aumentar os níveis de serotonina, substância associada ao humor.

O som das ondas traz relaxamento profundo

A praia faz bem ao cérebro. O som das ondas é suave e suas frequências harmônicas com intervalos regulares reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Não é à toa que nos sentimos profundamente relaxados quando ouvimos o barulho do mar. O som também estimula o córtex pré-frontal, área do cérebro ligada à emoção e autorreflexão.

Clima praiano melhora dores crônicas

Ir à praia melhora enxaqueca por causa da alta concentração de magnésio, substância benéfica para portadores de dores crônicas. A deficiência de magnésio aumenta os riscos de um acidente vascular cerebral em quem sofre com enxaqueca. O enxofre, também presente na água do mar, é outra substância que alivia a enxaqueca.

Deixa as unhas fortes

O iodo da água do mar melhora as unhas, pois aumenta a qualidade da queratina. Um banho de mar de 10 minutos já é o suficiente.

Fortalece as pernas

Caminhar é um exercício aeróbico e andar na praia fortalece as pernas, principalmente se for com a água até o joelho.

Quer saber mais sobre os benefícios da água do mar? Veja mais aqui.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]