Energia em Equilíbrio Yoga

Como a expressão Sañkalpa pode mudar sua vida?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Para reforçar o crescimento de coisas positivas, o Yoga se utiliza do sañkalpa, que se constitui numa declaração curta e positiva, algo como “eu sou saudável”, é então, uma afirmação que deve ser repetida mentalmente quando se está em um estado de profundo relaxamento. Assim, imagine o sañkalpa como uma semente positiva plantada no seu subconsciente, que afetará as ações do praticante, manifestando grandes mudanças em sua vida.

A palavra sañkalpa deriva-se de duas raízes sânscritas: sam que significa união ou estar juntos, e kalpa que significa uma possibilidade.

Quando o sañkalpa é usado, ele se dirige a uma possibilidade particular, que existe no interior do ser, apresentando uma meta que, quando mentalizada repetidamente, torna-se gradualmente algo real.

Você deve estar pensando: “Mas não seria o sañkalpa algo como uma resolução de fim de ano?”, a diferença entre um e o outro é a forma como são utilizados.  O sañkalpa é usado quando o praticante de Yoga está num estado mental receptivo, assim, quando repete mentalmente sua resolução, as ondas cerebrais alfa são dominantes, e, portanto, atraem criatividade, relaxamento e receptividade.

Uma resolução tida quando a mente esta em um estado normal é como plantar uma semente em um solo infértil. Os frutos não virão.  É preciso que o solo em que esta semente (a resolução) será plantada seja profundo o suficiente, para que se estabeleçam raízes e nasça uma planta forte.

O sañkalpa é uma técnica poderosa e que, quando usada de forma inteligente, dá muitos frutos. Use-o para empregar um fim positivo que poderá influenciar toda sua vida, como uma mudança profunda de personalidade. Quando se obtém um resultado de transformação, se ganha então a força para ultrapassar hábitos e vícios indesejados, como o uso de cigarro.

Se você deseja utilizar essa técnica em sua vida, lembre-se de que a resolução pretendida deve ter um sentido muito claro, repetido sempre com as mesmas palavras e em uma mesma entonação. Além disso, é preciso que seja formulado com cuidado e sempre com uma linguagem afirmativa, positiva, curta e direta. Estes passos te ajudarão a chegar ao seu propósito.

Um sañkalpa repetido com determinação e convicção, mentalmente em todos os dias, trará transformações mentais e físicas para o praticante.

Boas práticas!

Escrito por Gabrielle Carreira da equipe Eu Sem Fronteiras 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]