Energia em Equilíbrio Feng Shui

Como posicionar as escadas segundo o Feng Shui

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito mais do que simplesmente ligar um pavimento a outro, as escadas podem ajudar ou atrapalhar o equilíbrio energético do local, seja uma residência, um espaço comercial, ou de qualquer outra finalidade.

Para o Feng Shui, determinadas posições e tipos de escada, assim como sua organização e decoração, têm uma forte simbologia energética de grande responsabilidade, pois equilibram os níveis de energia do primeiro pavimento com o superior. São responsáveis, inclusive, de conduzir e conectar o Chi (energia vital) entre os andares, por isso as escadas são absolutamente importantes.

As escadas são elementos de circulação que todas as pessoas que frequentam aquele local precisam usar e, uma vez que todas as pessoas serão influenciadas por elas, é importante que se tenha cuidado e atenção em relação ao posicionamento delas.

Então, caso você esteja comprando ou alugando um imóvel, ou esteja construindo um, leia todas as dicas abaixo para que, de acordo com o Feng Shui, sua escada transmita e conduza boas energias.

Segurança

Para que as pessoas se sintam seguras, a escada precisa transmitir segurança. Ou seja, os degraus precisam ter alturas regulares (entre 15 a 18 centímetros de altura), a iluminação deve ser adequada para evitar acidentes e o corrimão deve ser firme para ajudar crianças e idosos. Além disso, se você é uma pessoa que deixa objetos nos primeiros degraus da escada para “levar lá para cima depois”, perca essa mania o quanto antes. Além de se tornarem obstáculos para a passagem e possíveis causadores de acidentes, dependendo de quais forem os objetos, também podem se tornar obstáculos para a circulação de energia.

De frente para a porta de entrada

Uma escada de frente para a porta de entrada do imóvel não é aconselhável. É como se a energia vital da casa estivesse sendo convidada a sair e, por vezes, isso pode acontecer, tornando o ambiente pesado e negativo. Entretanto, caso a estrutura da sua casa seja assim, realmente é impossível mudar a escada de lugar. Então, nesse caso, coloque um cristal multifacetado no teto, na parte situada entre a escada e a porta. Plantas altas postas em vasos grandes de argila, com bastante terra, colocadas bem ao lado da entrada, também farão bem – independe do local, ou seja, tanto dentro como fora da casa, desde que seja próximo à entrada.

No centro da casa

Escada posicionada no centro de uma residência ou estabelecimento comercial também não é o mais indicado. Isso porque o centro de um local é o ponto de maior estabilidade e equilíbrio. Quando muitas pessoas (cada uma com sua energia) passam por esse ponto diversas vezes ao dia, ele pode ficar desequilibrado e instável. Caso esse seja o seu caso, objetos do elemento Terra são aconselháveis – itens de cerâmica, plantas naturais, terra, entre outros. Eles ajudarão a dar mais estabilidade e centro para o local.

Escadas com curvas fechadas

Esse estilo de escada, principalmente as com degraus pequenos e nas partes mais finas (ou seja, perto da curva), cria muita insegurança, além de ser responsável por um número maior de acidentes, se comparado com as escadas sem curvas (ou com curvas não tão fechadas). Acidentes liberam energias ruins. Logo, quanto mais acidentes acontecerem, pior será a energia que a sua escada emanará para o resto da casa. E, mesmo que o número de acidentes seja pequeno, a insegurança por si só já é uma condutora de energias ruins, por isso é muito importante melhorar este ambiente. Coloque um cristal multifacetado próximo à escada, ilumine muito bem os degraus e coloque antiderrapante em cada um deles.

Degraus vazados

Degraus vazados desestabilizam a energia e passam muita insegurança para a maioria das pessoas, causando medo e outros fatores de energia negativa. É possível colocar alguns elementos próximos que vão melhorar a instabilidade energética, como objetos sólidos de cor amarela, por exemplo, mas o ideal é fechar os degraus.

Área embaixo das escadas

Essa área é muito importante, pois não é um local de grande circulação de pessoas e, por vezes, pode ficar um pouco abandonado e com acúmulo de coisas. Torne essa parte da sua residência ou do seu estabelecimento um local agradável, com poucos elementos, mas o suficiente para decorar de forma positiva. Escolha itens coloridos. Um vaso de flores com água também é muito indicado (se você lembrar-se de fazer a manutenção da água todos os dias), assim como outro com terra. Use, também, pedras de jardim brancas, que são detentoras de boas energias. Lembre-se também de manter o local sempre arejado, iluminado e muito limpo.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]