Autoconhecimento

Como afastar os pensamentos negativos a noite e dormir melhor

Você já teve dificuldades para dormir porque pareceu que você havia levado para cama todos os problemas do mundo? Saiba que você não está sozinho nas madrugadas. Para muitas pessoas, é difícil se desligar dos problemas e das tarefas do cotidiano, que acabam indo para cama com elas, impedindo-as de ter uma boa noite de sono.

Confira, a seguir, 6 dicas que podem ajudar você a dormir melhor e afastar as energias negativas e pesadas que tomaram conta do seu dia.

1 — Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir

Durante todo o dia estamos olhando para uma tela: televisão, computador, celular. Se você já passa o dia todo usando aparelhos eletrônicos, procure, à noite, ler um livro, preparar o seu jantar, brincar com o seu filho ou fazer qualquer atividade que não seja “chegar em casa e ligar a TV”. A quantidade de estímulos que recebemos por intermédio de aparelhos eletrônicos afeta a qualidade do nosso sono, dificultando que consigamos dormir.

2 — Troque luzes brancas por luzes amarelas

A maioria das pessoas usa lâmpadas de luz branca em casa, já reparou? A nossa casa, que deveria ser um lugar de aconchego, acaba parecendo um hospital ou um estádio de futebol com as luzes brancas. Acontece que as luzes amarelas criam uma atmosfera muito mais cálida para o ambiente e mais propícia, portanto, a pegar no sono. Troque as lâmpadas da sua casa e procure colocar pontos focais, como abajures, nos quartos.

3 — Evite querer saber todas as notícias do mundo

Como temos o celular ao nosso alcance facilmente a qualquer hora do dia e da noite, somos bombardeados por um fluxo enorme de informação que o nosso cérebro sequer consegue processar. Isso causa uma enorme fadiga mental, além de termos contato, muitas vezes, com notícias que nos causam mal. Temas como violência, guerra e morte nos afetam, ainda que inconscientemente. Se for preciso, seja seletivo com as informações e procure ler aquilo que realmente é importante para a sua vida.

4 — Comece o dia se exercitando

Nada melhor do que começar o dia fazendo exercício físico. Se não puder ser no início, que seja em qualquer outro momento. Exercitar-se é uma forma de fazer energia boa circular pelo corpo. Pode ser uma caminhada leve, mas procure encaixar na sua rotina 30 minutos de exercício diariamente.

Mulher se exercitando.
Followtheflow / Shutterstock

5 — Cada coisa no seu tempo

Estamos vivendo a era da produtividade sem limites. Parece que todo mundo ao nosso redor, sobretudo nas redes sociais, tem uma alimentação saudável, uma casa impecável de limpa, está em dia com os exercícios físicos e tem um trabalho feliz. Na ânsia de querermos dar conta de tudo e, acreditando que cabe tudo num só dia, nos sobrecarregamos com várias tarefas que nos deixam exaustos no fim do dia. Se for penoso para você fazer uma determinada atividade que pode ser feita em outro dia, deixe-a para o dia seguinte. Muitas vezes inventamos urgências para parecemos superprodutivos, sem percebermos que estamos minando a nossa saúde mental.

6 — Óleos essenciais

Tome um banho e antes de se deitar coloque em um difusor algumas gotas de óleo essencial com efeito relaxante, como o de lavanda. Além de ajudar no relaxamento do corpo, o perfume que os óleos exalam pelo ambiente tem o poder de nos deixar mais felizes.

Em uma reportagem sobre problemas para dormir, concedida em 2019 para o canal Viva Bem, do UOL, a psicóloga Mariângela Savoia, do Programa Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explicou que planejar o tempo, ter foco e equilíbrio entre as tarefas de casa, do trabalho e de lazer são estratégias para não termos picos de ansiedade. Querer abraçar o mundo só faz com que nos sintamos incapazes por não termos conseguido realizar as tarefas que estabelecemos, então nos sentimos culpados por isso.

Outra estratégia importante para a mente é o autoconhecimento. Quando nos conhecemos, é mais fácil reconhecer sensações, como o esgotamento físico e emocional. Saber a hora de pisar no freio é fundamental para preservar a nossa saúde.

Você também pode gostar

O autocuidado é uma ferramenta fundamental para nos colocar em estado de presença. Respire fundo e, quando entrar em casa após um dia de trabalho, lembre-se de que a sua casa é o seu mundo. Leve para dentro dela somente aquilo e quem lhe faz bem.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br