Autoconhecimento

Como as poses de poder podem melhorar sua autoconfiança?

Mulher em uma pose de poder de super-herói usando uma capa e com uma máscara nos olhos
Sergey Nivens / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu dizer que a linguagem corporal de uma pessoa diz muito sobre ela? Para pensar sobre esse assunto, imagine dois indivíduos. Um deles está sempre de braços cruzados e com a coluna curvada. O outro, porém, mantém a cabeça erguida, a coluna ereta e movimenta as mãos na medida certa.

Pensando nessas duas pessoas distintas, qual delas parece mais confiante e agradável? Mesmo que os dois indivíduos sejam igualmente interessantes, apenas o segundo sabe traduzir com o corpo o que está se passando na mente dele. Então é provável que ele tenha mais sucesso ao se posicionar sobre algo ou ao se apresentar.

Portanto, se você quer transmitir uma imagem de confiança, precisa abandonar as poses que remetem a depressão e timidez. Com o conteúdo que preparamos, você vai descobrir o que são as poses de poder e como elas podem se aplicar à sua vida cotidiana, melhorando a maneira como os outros te veem.

O que são poses de poder?

Amy Cuddy, psicóloga e pesquisadora de Harvard, definiu que as reações corporais que temos em momentos positivos são poses de poder. Isso porque ela identificou que o simples ato de comemorar uma vitória levantando os braços, por exemplo, diminui a sensação de nervosismo e permite que uma pessoa se sinta melhor sobre si.

Sendo assim, as poses de poder são os movimentos que realizamos com nossos corpos e que nos ajudam a transmitir uma imagem positiva sobre nós, além de melhorar as nossas sensações em diversas situações que enfrentamos. Se você estiver em um contexto que aumenta seu nervosismo, reproduzir uma pose de poder vai afastar essa sensação.

Como ter postura de poder?

Ao longo da sua vida, é provável que você tenha ouvido muitas pessoas dizerem que você deve ter postura. Mas o que é ter postura? Muitos imaginam que se trata apenas de manter o queixo para cima e colocar a coluna no lugar. Mas uma postura de poder vai além disso.

Em primeiro lugar, você deve compreender que a postura de poder deve ser reproduzida mesmo quando não estiver se sentindo confiante. Nesse caso, você vai fingir que se sente bem, até que isso se torne verdade e a sua segurança em si esteja maior.

Logo, é fundamental que você mantenha em mente que a sua postura sempre deve ser positiva, em todas as situações. Dessa forma, o seu cérebro vai se acostumar a lidar de um jeito melhor com situações de estresse e nervosismo, garantindo que você administre bem esses sentimentos.

Em segundo lugar, você precisa entender que a postura de poder não está só na posição do seu corpo. Na verdade, ela também se relaciona com o seu tom de voz, com as palavras que você utiliza e com a velocidade que você profere o que está pensando.

Por isso, quando estiver conversando com uma pessoa, fale em uma altura compreensível, utilize as palavras que combinam com o contexto no qual vocês estão e estruture seus pensamentos de forma organizada, falando sem pressa. Além disso, respeite o momento de o outro indivíduo falar, evitando interrupções.

Finalmente, você deve ter em mente quais são as posições de poder, e em quais ocasiões deve reproduzir cada uma delas. Continue a leitura do artigo, para encontrar essas informações.

Duas garotas em meio a natureza fazendo a pose de poder de super-herói
Michał Parzuchowski / Unsplash

Qual é o poder da postura corporal?

Há alguns parágrafos, explicamos que a psicóloga Amy Cuddy, de Harvard, identificou que as poses de poder são capazes de alterar a maneira como nos sentimos. Isso ocorre porque certos movimentos que realizamos estimulam a produção de hormônios que nos trazem bem-estar e confiança, ao mesmo tempo em que reduzem as sensações negativas.

A partir disso, Cuddy observou uma série de movimentações dos nossos corpos que se relacionam com os nossos pensamentos e estados de espírito. Enquanto determinadas posturas transmitem uma imagem de derrotismo e insegurança, fazendo com que nos sintamos fracos e incapazes, existem aquelas que estimulam a força, a coragem e a boa autoestima.

Ou seja, a postura corporal tem o poder de mudar como uma pessoa se sente sobre ela mesma e a percepção que vai causar nos indivíduos que estão ao redor dela. Se você quer se sentir bem sobre quem é e garantir que o mundo tenha uma boa imagem sobre você, basta reproduzir as poses de poder.

Quais são as posições de poder?

Agora que você já sabe o que são as posições corporais de poder precisa descobrir quais são elas, para reproduzi-las em momentos decisivos da sua vida. Escolha uma pose poderosa para você, a seguir.

1) Posição do herói e pose de poder da Mulher-Maravilha

A posição do herói, também chamada de pose do Superman, é responsável por aumentar a sua coragem e a sua determinação. Logo, é perfeita para superar momentos difíceis. Nesse caso, você deve ficar em pé, abrir ligeiramente as pernas, erguer o queixo para cima e colocar as mãos nas cinturas, com os punhos cerrados. A pose de poder da Mulher-Maravilha também é assim.

2) Pose de confiança

A pose de confiança é uma das mais simples de realizar e não precisa ser feita na frente de outras pessoas. Quando estiver passando por um momento desanimador, duvidando da sua capacidade para realizar uma tarefa, é só erguer os braços, com os punhos fechados, como se estivesse comemorando um gol. Essa postura de autoconfiança vai reduzir a sua tensão, para que você relaxe com mais facilidade.

3) Poses de poder no esporte

As poses de poder no esporte podem parecer um pouco contraditórias. Isso porque você vai precisar reproduzir os movimentos corporais associados a uma vitória antes que essa vitória ocorra de fato. Então, você pode reproduzir a posição do herói ou a pose de confiança, antes de participar de uma competição, por exemplo. Assim, você já vai começar a atividade com bom humor e autoestima elevada.

Mulher em pé olhando para a frente fazendo uma postura de poder
Phoenixns / Getty Images / Canva

Como melhorar o seu desempenho com uma postura de poder?

Após conhecer as posturas de poder que você pode reproduzir, descubra como elas podem melhorar o seu desempenho, em diversas atividades:

1) Tenha uma postura de poder em mente

O primeiro passo para melhorar seu desempenho com uma postura de poder é saber quais são as posturas que você pode realizar. Com o tópico anterior, você já tem a resposta para essa questão e já sabe quais são os movimentos que precisa reproduzir com o seu corpo.

2) Respire fundo para reproduzir a postura de poder

Sabendo qual é a postura de poder que deseja realizar, respire fundo e, se possível, fique diante de um espelho. Quando você se vir de forma imponente e confiante, vai aumentar o efeito positivo dessa prática. Então, por alguns minutos, faça a postura escolhida, sem pensar em outras coisas.

Você também pode gostar

3) Sinta as diferenças no seu estado de espírito

Depois que o seu corpo teve os hormônios certos estimulados pela postura de poder, provavelmente você vai sentir uma mudança no seu estado de espírito. Então aproveite essa sensação positiva para desempenhar as suas tarefas. Se sentir a energia acabando, faça a sua postura de poder novamente.

Em quais momentos e situações usar as poses de poder?

As poses de poder te ajudam a se sentir melhor sobre quem você é e a confiar mais no seu potencial. Por isso, o ideal é reproduzi-las em momentos nos quais alguma pessoa vai te avaliar ou quando você for se apresentar. Veja alguns exemplos:

  • Antes de uma entrevista de emprego.
  • Durante a resolução de um problema difícil.
  • Antes de conhecer a família de quem você ama.
  • Antes de participar de uma competição.
  • Durante uma situação na qual sua autoestima esteja abalada.
  • Antes de fazer uma apresentação no trabalho ou na escola.
  • Ao tirar uma foto para as redes sociais.

Dicas de poses de poder

Após desvendar os detalhes sobre as poses de poder, você pode continuar aprendendo sobre elas. A dica principal é reproduzir a pose exatamente como ela é, de frente para o espelho, nas primeiras vezes. Para isso, amplie seu repertório sobre as poses de poder, por meio destes vídeos:

  • Poses de poder para cada momento da sua vida:
  • Posturas de poder – Amy Cuddy – “A linguagem corporal molda quem você é”:
  • Poses de Poder (Power Poses):

Com base nas informações que trouxemos, você pôde perceber que a linguagem corporal de uma pessoa molda não só a maneira como ela é vista, mas também como ela se sente sobre si. Por meio das poses de poder, é possível melhorar o seu desempenho em diversas atividades, além de causar uma boa impressão por onde passar. Experimente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br