Autoconhecimento Comportamento Saúde Integral

Como controlar a ansiedade com 8 dicas simples e valiosas

Avatar
Escrito por Larissa Yasmim
A vida moderna nos submete constantemente a novos estímulos.

Quando deixamos de voltar nossa atenção e nossa preocupação a determinado assunto, logo nos deparamos com outro. Essa rotina acelerada, por vezes pode desencadear um dos maiores males enfrentados pela sociedade atual: a ansiedade. E é diante desse cenário que as dúvidas sobre como controlar a ansiedade começam a surgir cada vez mais.

Uma rotina estressante é um dos principais fatores que podem agravar ou até mesmo desencadear um quadro de ansiedade. Porém é necessário entender que o transtorno de ansiedade é diferente do sentimento de nervosismo sentido diante de uma situação nova ou importante.

O transtorno de ansiedade é uma doença caracterizada pela preocupação constante e exagerada com situações do dia a dia. Atualmente a doença atinge cerca de 18,6 milhões de brasileiros, quantidade que faz do Brasil o país com maior número de ansiosos do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Você se encontra nesse quadro e quer saber como controlar a ansiedade? Continue a leitura e confira dicas simples e valiosas que podem te ajudar. Acompanhe!

Como controlar a ansiedade?

Coração acelerado, falta de ar, sudorese, insônia e boca seca são apenas alguns dos sintomas físicos que podem caracterizar uma crise de ansiedade, sendo até mesmo sintomas da doença, no geral.

Depois de identificar alguns desses sintomas recorrentes, é comum questionar-se sobre o que fazer para controlar a ansiedade, principalmente quando se está imerso em uma rotina estressante e sem perspectiva de mudanças.

Porém é possível fazer alguns ajustes no seu estilo de vida que podem auxiliar a lidar com a ansiedade e a mantê-la sob controle, mesmo em meio a uma rotina difícil. O importante é não ignorar a condição e cuidar da sua saúde mental, assim como da sua saúde física.

Confira a seguir oito dicas para controlar a ansiedade bem simples de serem incorporadas ao seu dia a dia:

1. Pratique meditação

Um dos principais meios para controlar a ansiedade é a prática constante da meditação. Com efeitos cientificamente comprovados, a meditação para ansiedade e nervosismo é uma ferramenta poderosa contra o transtorno.

Parar por um tempo para olhar para si mesmo, inspirar e expirar com calma e buscar autoconhecimento gera diversos benefícios, como maior concentração e redução do estresse, geralmente ligado à ansiedade.

É importante, porém, uma constância na execução da prática para que seja possível sentir os efeitos que ela pode surtir em sua vida. Portanto, mesmo em uma rotina corrida e desgastante, dedique alguns minutinhos por dia para si, para praticar a meditação.

Você também pode gostar de:

Você pode meditar durante a manhã, o que te auxiliará a ter um dia mais calmo e produtivo, ou então à noite, facilitando o relaxamento para ter um sono mais tranquilo e de qualidade (isso ótimo principalmente para quem possui insônia).

Gostou dessa dica e quer praticar? Então aprenda e conheça agora o passo a passo para melhorar sua ansiedade com a ajuda da meditação!

2. Dedique um tempo para você

Muito tem se falado sobre autocuidado. Apesar do clichê, o tema é totalmente pertinente e necessário quando se trata de ansiedade. Além de benefícios como controlar a ansiedade, dedicar um tempo para si mesmo em meio a uma rotina estressante pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.

Um banho relaxante, um momento para a leitura, escutar sua música preferida, praticar um hobby ou até mesmo dedicar 15 minutos para não fazer nenhuma atividade podem ser formas de cuidar de si mesmo. Relaxe e se desligue um pouco do estresse e das preocupações causadas pela rotina.

Descubra qual é o seu refúgio diário e invista nele com a mesma intensidade com a qual investe em outras áreas de sua vida, como o trabalho.

3. Pratique o mindfulness

Uma outra forma de meditação que pode ser empregada no dia a dia e pode ajudar quando se trata de controlar a ansiedade e o nervosismo é o mindfulness. Diferentemente do conceito estabelecido da meditação clássica, em que deve-se esvaziar a mente e não pensar em nada, o mindfulness foca em prestar atenção plena no presente.

Exigindo apenas atenção à respiração e às sensações do corpo, o mindfulness pode ser realizado em qualquer lugar, sempre que houver a necessidade.

Quando os pensamentos começam a acelerar e surgem de maneira desordenada, é hora de colocar o mindfulness em ação. Volte a atenção às sensações, aos cheiros e aos barulhos ao seu redor e pense em como seu corpo reage a todos os estímulos.

4. Organize-se com antecedência

Em momentos de crise e ansiedade exacerbada, a última coisa que vem à mente de alguém que sofre com esse transtorno é a organização. Ter um planejamento de suas tarefas e obrigações pode auxiliar na diminuição da ansiedade, uma vez que torna-se possível ter uma visão ampla de tudo o que deve ser realizado.

Ter a sensação de estar com tudo sob controle, sem se esquecer de algo importante, ajuda a abrandar o constante e exaustivo estado de alerta a que a pessoa com ansiedade se submete.

5. Evite gatilhos

Conhecer os gatilhos, sejam eles pessoas ou situações que ajudam a desencadear sua ansiedade, é fundamental no processo de controlá-la. Evitar ao máximo essas circunstâncias muitas vezes não é simples, mas sempre que possível não hesite em se esquivar.

Fugir de situações, lugares ou pessoas que não te fazem bem não faz de você fraco ou covarde, mas alguém consciente e responsável pela sua saúde.

6. Cerque-se das pessoas que ama

Estar cercado de pessoas queridas e que fazem bem é algo desejável em qualquer momento ou circunstância da vida, mas quando estamos passando por um período de ansiedade constante, isso se torna ainda mais fundamental e bem-vindo.

Ter o apoio e a presença das pessoas que você ama e que querem o seu bem pode ajudar a transformar os momentos mais difíceis da ansiedade em monstros menores e que podem ser enfrentados. Nesses momentos, como dito no tópico acima, não hesite em deixar as pessoas que não te fazem bem irem embora, porque você deve ser a sua prioridade.

7. Conheça seus limites

A penúltima dica sobre como controlar a ansiedade tem a ver com saber quais são os seus limites.

Ou seja, entender até onde você consegue ir sem sentir-se desconfortável ou atingido pela ansiedade requer um nível considerável de autoconhecimento. Por isso é importante estar atento e olhando constantemente para si.

Não se submeta a situações que você sabe que lhe farão mal para tentar provar algo a alguém ou para si mesmo. Entenda que o processo e a maneira como cada pessoa passa por momentos complicados é particular de cada um e leva o tempo necessário. Não tente apressar o seu.

Última dica de como controlar a ansiedade (mas não menos importante):

8.  Não negligencie sua saúde mental

É essencial entender que a sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física. Portanto não deixe-a de lado e trate-a com a atenção que ela precisa.

A ajuda de um profissional especializado também é fundamental no processo de controle da ansiedade.

O que achou das dicas sobre como controlar a ansiedade? Se esforce para colocá-las em prática, mesmo em meio à rotina estressante do dia a dia!

Para te ajudar nesse processo, vou disponibilizar para você, de forma totalmente grátis, esse e-book completo que ensina como melhorar sua ansiedade, mesmo levando uma vida estressante <3

Aproveite! Não deixe de baixar o e-book e de colocar todas as dicas em prática. Comece agora a mudança rumo a uma vida mais leve e tranquila!

Sobre o autor

Avatar

Larissa Yasmim

Me chamo Larissa Yasmim, tenho 21 anos e trabalho como redatora web há mais de dois anos.

Hoje, decidi aliar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha jornada nesta profissão (e todo meu amor à escrita) à vontade que sempre tive de conseguir, de alguma forma, ajudar e conscientizar as pessoas.

Com a parceria do “Eu Sem Fronteiras”, foi possível tornar essa vontade uma realidade. Espero, de coração, que os meus conteúdos publicados aqui possam ser úteis e valiosos para sua vida. <3

Contatos
Email: [email protected]
LinkedIn: Larissa Yasmim Souza
Ebooks Recomendados: Série Transforme você
| 10 Dicas Fundamentais para Melhorar a Sua Vida com REIKI