Convivendo Educação dos filhos Maternidade Consciente

Aproxime seus filhos da natureza

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dizer que a natureza é importante para os seres humanos seria, no mínimo, insuficiente. Na verdade, ela é primordial, essencial e insubstituível. Afinal, a natureza nos dá luz, água, energia, oxigênio e alimento. Ou seja, sem ela, nós não somos capazes de existir!

Mas, além de nos dar a capacidade de continuarmos vivos, a natureza é ainda mais generosa e nos proporciona muitas outras coisas, incluindo muito aprendizado. Principalmente para as crianças, que são as próximas gerações responsáveis pelo planeta, o cuidado com a natureza é primordial, para que se tornem seres humanos melhores.

O contato com os elementos naturais é bom e importante para qualquer pessoa, mas são os baixinhos que ainda podem salvar o mundo. Por isso, nós devemos fazer de tudo para que eles cresçam de forma sustentável e responsável. Mas, afinal, o que a natureza pode ensinar ao seu filho? Abaixo, leia os principais motivos para aproximar seus filhos da natureza:

  • Cria responsabilidade

Dê ao seu filho a responsabilidade de cuidar da vida de uma flor. Deixe que ele plante a semente e cuide dela todos os dias. Mostre a ele que, se não a regar ou se expuser a planta demais ao sol, ela irá morrer. Ao entender a proporção das suas ações, ele cuidará daquela planta como se fosse sua amiga – o que de fato é. Isso dará a ele a noção de responsabilidade com o planeta, mostrando que são nossas atitudes que mudam o mundo, seja para melhor ou pior. E, também, o tornará um ser humano mais responsável em qualquer aspecto. Afinal, ele vai perceber que, na vida, colhemos o que plantamos, e que precisamos semear o bem para recebermos coisas boas.

  • Traz esperança

Como ensinar a uma criança a lutar por um mundo melhor sem ensiná-la a lutar? Não adianta falar que devemos preservar a natureza se não fazemos a nossa parte para de fato amá-la, respeitá-la e protegê-la. O contato com o verde é primordial, principalmente hoje em dia, em que isso está cada vez mais difícil. As crianças só acreditarão que podem fazer a diferença quando elas de fato começarem a fazer – não é preciso esperar que se tornem adultos para isso.

  • Diminui a ansiedade e o estresse

A natureza relaxa, acalma e tranquiliza. Nela, existe um ciclo perfeito, onde tudo tem o seu lugar, momento e motivo para acontecer. Isso acalma os seres humanos, já que vivemos a situação oposta, guiada pelo caos e desordem. O contato com a natureza fará com que seu filho seja menos ansioso e menos estressado – sim, ansiedade e estresse deixaram de ser doenças de adultos faz alguns anos. Permita que seu filho sinta a paz interior proporcionada pelas plantas, pelos animais e por todo o sistema natural.

  • Ensina a agir

Não é mais o suficiente apenas falarmos que o mundo precisa ser mais sustentável. Precisamos agir para que isso aconteça. Sustentabilidade é sinônimo de equilíbrio e, para que ele aconteça, é necessário vivermos de forma equilibrada com a natureza. Nunca visitá-la é sinal de puro desequilíbrio. Você não só deve ensinar seu filho a respeito de sustentabilidade, como pode usar disso como uma ótima oportunidade de ser o exemplo dele. Mostre que você ama e cuida da natureza, para que ele faça o mesmo. Lembre-se que não importa o tamanho da ação, o importante é agir.

  • Aumenta o tempo em família

Natureza só deve ser sinônimo de coisas boas para o seu filho. Então, por que não fazer dela um local de amor e convívio familiar? Tenha momentos em família ao cuidar de um jardim, ao acampar na floresta, ao desbravar uma trilha, fazer um piquenique no parque, pegar conchas à beira mar, ou a plantar uma sementinha em um vaso posto na janela do quarto. Tudo isso fará com que a relação de vocês melhore e que sejam ainda mais unidos.

Deseja mais dicas de como aplicar a sustentabilidade no seu dia a dia? Confira no site: Aprenda a viver de forma sustentável.


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]