Coaching Convivendo

Aprenda a técnica Pomodoro e aumente a sua produção

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cada vez temos mais coisas para dar conta e parece que em contrapartida os dias ficam cada vez mais curtos e o tempo se esvai sem dó, nem piedade. Para ajudar, temos tantos estímulos e tantas coisas na cabeça para resolver que a concentração se torna um pouco mais escassa. Com tudo isso, parece impossível ser alguém produtivo e com as atividades em dia. No entanto, alguns artifícios podem te ajudar a zerar as atividades pretendidas. A técnica Pomodoro é uma destas formas.

Criada pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica tem este nome pois nasceu da observação de um timer de cozinha em formato de tomate, por isso não se sinta culpado se relacionar o nome da técnica ao delicioso molho de macarrão que a sua avó fazia. É natural!

A técnica Pomodoro lembra bastante o sistema de recompensas que costumeiramente nos tornamos adeptos. É como se a cada ciclo de tarefas cumpridos você ganhasse um tempo livre para descansar a mente. Na técnica, Francesco sugere que os deveres sejam feitos em intervalos de tempo predeterminados, seguidos de uma pausa. A princípio, a conclusão e sugestão da técnica é de que você se dedique completamente à tarefa que precisa desempenhar por blocos de 25 minutos ininterruptos e ao final deste bloco descanse por 5 minutos. Por ininterrupto entenda dedicação total ao seu trabalho.

No entanto, o método é adaptável de acordo com as necessidades. É possível fazer um bloco maior de trabalho e consequentemente um maior de pausa. Para fazer um texto, por exemplo, os 25 minutos podem ser insuficientes e parar depois de iniciado, quando se está com as ideias fluindo pode causar problemas. Neste caso, é que a técnica Pomodoro indica que se entenda bem quais atividades pretende desempenhar e desta forma adeque os períodos de trabalho e pausa de acordo com a sua necessidade.

O mais importante na técnica Pomodoro é estar totalmente entregue ao que se pretende pelo tempo em que se propôs. Vale desligar notificações de redes sociais e avisar a pessoas próximas que você estará completamente inacessível durante este período. Se, em casos de necessidade extrema, precisar para o bloco de atenção, deve-se tirar este tempo do período de descanso.

A grande proposta do Pomodoro é otimizar o seu tempo e fazer com que você sinta que as suas horas do dia são suficientes para as suas atividades, basta organização, vontade e dedicação. Experimente! Separe um timer ou programe o seu celular para que o temporizador te avise do correr dos minutos, divida a sua atividade em blocos que você acredita ser suficiente e concentre-se. Provavelmente, você descobrirá que o que faltava não era tempo, mas sim organização.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]