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Meditação para ansiedade: conheça os benefícios

Homem em foco meditando em posição de lótus
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Escrito por Larissa Yasmim
A ansiedade é, infelizmente, uma realidade cada vez mais presente no dia a dia agitado vivido por grande parte dos brasileiros. Uma das diversas maneiras de lidar com esse problema pode ser a meditação para ansiedade.

O aumento da incidência da doença, que juntamente com a depressão, é considerada o mal do século, pode ser comprovado através de números da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo do órgão demonstrou que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Isso representa um contingente de 18,6 milhões de indivíduos, ou seja, 9,3% da população total do país.

Aliada a outros tratamentos e terapias, algo que pode trazer resultados visíveis é a meditação para os problemas de ansiedade e depressão. Continue a leitura e entenda mais!

Meditação para ansiedade e stress

Mão de pessoa meditando

Quando falamos de momentos de grande pressão ou stress, a meditação pode surtir um efeito positivo na qualidade de vida. Tirar um tempo do seu dia para dedicar-se a si próprio e mergulhar no agora, sem deixar-se levar pelos pensamentos acelerados e preocupações com o futuro ou passado, ajudará no processo de conexão e relaxamento.

A meditação é uma prática milenar, associada, principalmente, a religiões e práticas orientais que tem como função tornar seu praticante mais consciente, além de auxiliar no processo de autodescobrimento.

Mulher de costas meditando em montanha

De acordo com dados de 2017 do Hospital Israelita Albert Einstein, a prática regular da meditação por oito semanas ajudou na redução de cerca de 35% dos sintomas de stress de um grupo de 70 mulheres analisadas, todas elas ocupantes de cargos de gerência.

A prática da meditação, inclusive para ansiedade e nervosismo, pode ser feita por qualquer pessoa, seja ela acostumada ou não com a atividade. O processo e aperfeiçoamento da meditação exige apenas disposição e interesse em despertar a autoconsciência, e você pode iniciar agora e de maneira simples.

Exercícios de meditação

Mulheres em meditação guiada

Dentre as várias formas possíveis de meditação para ansiedade, a meditação guiada é uma boa prática de diminuição da ansiedade e promoção de relaxamento. Sendo ideal para as pessoas que estão no início e não possuem familiaridade com a prática, a meditação guiada, como o próprio nome diz, tem o auxílio de um guia orientando quais os passos à serem seguidos.

Esse tipo de meditação pode ser realizado em ambientes voltados à essa prática, como escolas de meditação, e também em casa, seguindo áudios e vídeos que norteiam a experiência.

Mulher de costas em posição de meditação

Para efetuar os exercícios de meditação para ansiedade, o ideal é encontrar um local tranquilo e sem interrupções, onde você possa acomodar-se de maneira confortável. Em qualquer tipo de meditação é importante, também, sempre estar atento a respiração e em como o corpo se comporta como um todo.

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O grande segredo para um resultado mais efetivo é a constância da prática. Por mais difícil que possa parecer no início, com um pouco de perseverança será possível perceber todos os benefícios e bem-estar trazidos pela técnica. Além de uma maior consciência, a meditação tem usos para a ansiedade ou até mesmo para dormir melhor.

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Sobre o autor

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Larissa Yasmim

Me chamo Larissa Yasmim, tenho 21 anos e trabalho como redatora web há mais de dois anos.

Hoje, decidi aliar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha jornada nesta profissão (e todo meu amor à escrita) à vontade que sempre tive de conseguir, de alguma forma, ajudar e conscientizar as pessoas.

Com a parceria do “Eu Sem Fronteiras”, foi possível tornar essa vontade uma realidade. Espero, de coração, que os meus conteúdos publicados aqui possam ser úteis e valiosos para sua vida. <3

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