Autoconhecimento Coaching Convivendo

Como é que fica a sua imagem no mundo corporativo?

Pedro Omar
Escrito por Pedro Omar

Sua imagem no mundo corporativo

Para entendermos melhor a ideia da sua imagem no mundo corporativo, vamos falar um pouco sobre marketing pessoal.

O tripé básico do marketing pessoal é: ser, parecer e aparecer. Ser é o início do trabalho de autoconhecimento, quem eu sou, qual é minha identidade, pois a minha identidade vai definir a minha marca pessoal. Em seguida, temos que parecer, é a avaliação de como sou percebido, qual a percepção que os outros têm sobre mim. Finalizamos com o aparecer, ou seja, minha visibilidade, qual meu nível de exposição, como me situar dentro da necessidade de exposição, como dimensioná-la, como direcioná-la, são pontos fundamentais para aparecer, seja quanto, quando e para quem.

Já pensou em como os outros te percebem? A percepção que os outros têm de mim está longe da minha própria avaliação. O “Ser” condiciona seu “Querer”. E o “Querer” condiciona o “Fazer” na construção da sua identidade, que é um dos mistérios mais profundos da vida. Assim, o autoconhecimento é o ponto de partida para o marketing pessoal bem-sucedido.

Tenha em mente que a todo o momento você deve melhorar e ampliar sua rede de relacionamentos, o famoso networking. A primeira grande regra é não se acomodar, já que conhecer pessoas é fundamental para sua carreira, pois amplia seus horizontes, te colocando em contato com profissionais dos mais diversos setores em todos os níveis hierárquicos.

Quando for a algum evento, vá sozinho. Foi comprovado que as pessoas que frequentam lugares sozinhas conhecem mais gente do que as que vão acompanhadas.

Nessas situações, tenha uma breve apresentação como quebra-gelo para aquele momento de puxar uma conversa que não seja sobre o tempo ou o trânsito. Para essa apresentação elabore um rápido texto com as seguintes informações: “Meu nome é…. eu ajudo pessoas a… através de…” ou “Me chamo…. eu faço…. através de… que contribui para…”

Tenha respostas para perguntas como: “O que você faz?” “Por que você veio aqui hoje?”. Sim, esteja preparado! Se você for tímido, treine na frente do espelho e se acostume com o texto da sua apresentação, com sua voz, veja sua fisiologia, mantenha um leve sorriso enquanto fala, essas dicas farão muita diferença!

No mundo corporativo

Neste sistema, suas atitudes e comportamentos são fundamentais, portanto, redobre o cuidado na relação interpessoal. Não é pra ficar engessado, mas sim para ter atenção, pois você tem uma assinatura própria, um jeito particular, único e exclusivo de ser. Mantenha sua essência cuidando de respeitar o ambiente de trabalho!

Aprenda a ouvir

Parece simples, mas muitas pessoas não sabem e não conseguem ouvir o outro. Ouvir é uma habilidade e é desenvolvida com concentração, esforço, vontade e disponibilidade. O convívio em sociedade só faz sentido quando se compreende a importância da troca de experiências, conhecimento e informações.

Bom humor é sempre bem-vindo!

Você já se deu conta de que, às vezes, passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família? Um convívio harmonioso se faz imprescindível. Ninguém aguenta ficar horas ao lado de uma pessoa que reclama o dia todo e que nada está bom.

Por isso, ter bom humor também é ter inteligência para tirar proveito das coisas ruins que acontecem e encarar as dificuldades de forma mais natural, sem exageros. Só assim você melhora sua qualidade de vida e a de todos que convivem com você.

Elabore sua apresentação rápida e comece hoje mesmo a ampliar seus contatos e a criar sua marca, eternize sua imagem no mundo! Gostou desse artigo? Então, compartilhe com seus amigos!

Leia a primeira parte da série & #8220;Sua imagem no mundo”.

Forte abraço, prezados!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Pedro Omar

Pedro Omar

Profº Enfº Palestrante Pedro Omar – Palestrante Motivacional, Enfermeiro, Especialista em Cardiologia pela UNIFESP; Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIFESP; Licenciatura em enfermagem pelas Faculdades de Guarulhos. Docente do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - SP, Docente do Colégio Êxitus de Guarulhos e Docente da ABITEP especializada em concursos públicos para enfermeiros.

Site: www.pedroomar.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 5641-5785 | (11) 98289-0316 (WhatsApp)
Facebook: Pedro Omar Palestrante