Autoconhecimento

Sua imagem no mundo

Pedro Omar
Escrito por Pedro Omar



Diversas pesquisas comprovam o que a gente já sabe… Basta um segundo para termos a primeira impressão de uma pessoa e como diz o ditado popular “saber se o santo bateu ou não”.

Da mesma forma que o tempo todo fazemos essa leitura das pessoas, nós também passamos pelo mesmo crivo, e por muitas vezes, pode ser cruel e até injusto de ambas as partes. O problema é que dificilmente se desfaz uma primeira impressão.

E o que me importa?

Nesse momento você pode se perguntar: “Mas o que me importa o que os outros estão pensando de mim?”. Bem, em algumas situações da nossa vida cotidiana realmente pode ter pouca significância, mas tenha consciência que poderão ocorrer situações que decidirão fatores importantes, como a sua carreira, um novo relacionamento ou um novo amigo.

O curioso, e que foi demonstrado pelas pesquisas, é que as pessoas ao avaliarem o outro dão muito mais importância às percepções iniciais do que para as informações que recebem depois.

Somos tendenciosos

As pessoas tendem a tirar conclusões generalizadas de grupos e pessoas sem conhecê-los. Vemos isso claramente quando rotulamos por pertencerem a uma determinada religião, ou quando classificamos de violentos os que torcem para aquele time de futebol, e ainda quando pela beleza de uma pessoa eu acredito que todas as suas ações também serão belas e positivas.

E por que é tão difícil desfazer uma primeira impressão?

É difícil porque tendemos a acreditar em nossa intuição sobre aquela pessoa, ignorando muitas vezes fatos reais.

Sendo assim, a grande pergunta é: como transmitir um impacto positivo nesse meio segundo que temos para causar uma boa primeira impressão e que poderá estabelecer vínculos positivos com o outro?

Coisas que não saem de moda

Preocupar-se com sua imagem pode lhe trazer muitos outros benefícios, como autoestima, segurança, felicidade, senso de pertencer e autoaceitação.

E como seria a tal boa aparência? Sempre teremos um “depende”… Aqui podemos ir horas a fio em uma discussão, então tenha a seguinte palavra em mente: bom senso! Ter bom senso vai ajudar a vestir-se de maneira adequada de acordo com a ocasião, estando bem vestido, ter estilo, sem necessariamente estar preso em marcas ou padrões de beleza ditados pela sociedade, ser você e marcar sua presença com sua imagem no mundo.

Seu comportamento também te define

O seu comportamento é tão importante como sua imagem, pois ambos podem te comprometer se “vira e mexe” acontecer deslizes como um comportamento explosivo em uma fila ou com um atendente no supermercado. Reações impulsivas podem ser fatais à sua reputação e você poderá ficar marcado como uma pessoa grossa e mal-educada. Se quiser cuidar da sua boa imagem, todo cuidado é pouco, por isso fica aqui um convite para refletir sobre os comportamentos e atitudes que possam afetar sua vida pessoal e profissional, pois no ambiente de trabalho é preciso redobrar o cuidado na relação com as pessoas.

Mas esse é um tema para o nosso próximo bate-papo! Anote aí: Etiqueta no trabalho. Como é que fica a sua imagem no mundo corporativo?

Às vezes cometemos erros e a primeira impressão sempre tem um efeito direto sobre a nossa imagem. Isso não se pode negar. Mas não precisa ser definitivo, se isso aconteceu saiba que é possível mudar, agindo ao seu favor e cuidadosamente desfazendo possíveis mal-entendidos.

Forte abraço, Prezados!

Sobre o autor

Pedro Omar

Pedro Omar

Profº Enfº Palestrante Pedro Omar – Palestrante Motivacional, Enfermeiro, Especialista em Cardiologia pela UNIFESP; Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIFESP; Licenciatura em enfermagem pelas Faculdades de Guarulhos. Docente do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - SP, Docente do Colégio Êxitus de Guarulhos e Docente da ABITEP especializada em concursos públicos para enfermeiros.

Site: www.pedroomar.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 5641-5785 | (11) 98289-0316 (WhatsApp)
Facebook: Pedro Omar Palestrante