Nutrição Vegetarianismo

6 alimentos vegetais para você parar de comer carne

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Deixar de comer carne é uma escolha que muitas pessoas fazem por diversos motivos. Seja por causa do meio ambiente (a pecuária consome muitos recursos naturais de forma desenfreada), por causa do amor que tem pelos animais, ou até mesmo por questões físicas (algumas pessoas se sentem melhor com uma alimentação sem carne), o vegetarianismo tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Se você já é vegetariano, ou tem vontade de experimentar uma dieta sem carne, já deve ter se preocupado com as vitaminas e nutrientes que deverá repor com outros alimentos. As proteínas, que encontram-se em grande quantidade em carnes, são uma das maiores preocupações para se adequar a uma nova dieta.

Separamos uma lista de seis alimentos vegetais ricos em proteínas que são ótimas alternativas para quem está eliminando a carne do cardápio:

Quinoa

Cada 100 g de quinoa possui 14 g de proteína. Além disso, ela possui índice glicêmico baixo e, por isso, é recomendada até para diabéticos.

Ervilha

Cada 100 g de ervilha possui 10 g de proteína. A vantagem da ervilha é que ela pode ser utilizada em diversos pratos diferentes como, por exemplo: sopas, tortas, junto com grãos, entre outros pratos.

Brócolis

shutterstock_166838546

É considerado um “superalimento”, devido a todas as vitaminas e minerais que possui. Além das 4 g de proteína (a cada 100 g), o brócolis possui minerais como: cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio. Também possui as vitaminas: A, C, B1, B2, B6, K e folato.

Lentilhas

Cada 100 g de lentilhas possui 10 g de proteína. É um grão que também ajuda na prevenção de anemia e câncer e ainda ajuda a diminuir o colesterol, combate a diabetes, diminui a tensão pré-menstrual e melhora a saúde dos ossos.

Castanha de caju

Cada 100 g de castanha de caju possui 18,5 g de proteína. Também é um alimento que ajuda na prevenção do câncer e, por ser rico em cobre, também faz bem para a pele e cabelo.

Sementes de girassol

shutterstock_330801518

Cada 100 g de sementes de girassol possui 20 g de proteína. Quando torrada e salgada, é ótima para comer como aperitivo. Além das proteínas, também possuem magnésio e cobre, o que contribui para a saúde dos ossos, dentes e unhas.

Aproveite bem esses alimentos para reforçar a sua alimentação e não ficar sem proteínas no cardápio. Mas, para ter uma dieta completa e rica em nutrientes, recomendamos sempre fazer uma consulta com um nutricionista.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]