Nutrição

Por que tomar sucos prensados a frio?

50743374 - organic cold-pressed raw vegetable juices in glass bottles
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você com certeza já deve ter visto em mercados e lojas de alimentos saudáveis os tais sucos prensados a frio e ficou se perguntado: “Qual a diferença para as outras bebidas?”

Este tipo de suco passa por um processo que mantém os nutrientes dos ingredientes. Eles são feitos a partir de uma prensa hidráulica que, com uma grande pressão, extrai todas as gotas de suco. Esse processo acontece dentro de uma bolsa que tem a função de separar o líquido da polpa. E assim, faz com que a absorção digestiva seja mais rápida, já que o suco não contém polpa.

A diferença desse tipo de suco para aquele feito a partir de um liquidificador é que ele não oxida e nem estraga as frutas e verduras, mantendo os nutrientes e enzimas naturais intactas.

Desta forma, os sucos prensados a frio possuem até 5 vezes mais nutrientes, minerais e enzimas do que os de preparação mais comum. Além disso, eles são mais naturais e não levam adição de água ou açúcar, podendo até serem considerados alimentos vivos.

Outro fator importante, é que estas bebidas não possuem adição de conservantes e não são pasteurizados, por isso devem ser consumidas em até 72 horas. Existe também a possibilidade de congelar a bebida por até seis meses.

A maioria dos sucos no mercado brasileiro passam pelo processo de pasteurização, que apesar de garantir um tempo maior de vida do alimento, também prejudica as vitaminas, minerais e enzimas, matando praticamente todas no processo de aquecimento do líquido.

Só pode ser considerado suco, segundo o Ministério da Agricultura, bebidas que possuam 100% de fruta e, desde 2014, os rótulos das bebidas devem informar quanto de polpa de fruta ou do suco da fruta são utilizados em sua composição. Essa determinação é um alerta para os consumidores não comprarem néctar de fruta pensando ser o suco de verdade.

Sucos prensados a frio fazem parte também de dieta detox.

Geralmente, os sucos prensados a frio fazem uma mistura de ingredientes, sendo incluídos na dieta detox, uma moda que se mantém em meio às pessoas que buscam uma vida mais saudável. Muitas empresas têm oferecido uma dieta baseada apenas em líquidos e utilizam, basicamente, o conceito detox. No entanto, essa prática ainda é muito criticada por nutricionistas, já que não contemplam todos os nutrientes básicos para a vida de um adulto.

O importante é sempre ler o rótulo dos sucos, seja ele um néctar ou então o prensado a frio. Procure também um nutricionista para receber a melhor indicação de suco para a sua rotina alimentar.


Texto escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]