Autoconhecimento Comportamento

Como impressionar alguém que você acabou de conhecer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitas vezes não temos uma segunda chance para aproveitar bem uma oportunidade. Seja em uma entrevista de emprego ou em um encontro amoroso, causar uma boa primeira impressão pode fazer toda a diferença. Veja abaixo algumas dicas de como se dar melhor nas “primeiras vezes”:

Não fique na defensiva

As primeiras reações ao conhecer alguém novo são mais instintuais do que racionais. Com algumas pessoas é normal você se sentir mais confortável e com outras nem tanto. O segredo é procurar não ficar na defensiva mesmo com as pessoas que você não se sentiu tão confortável. Assuma uma postura aberta para conseguir gerar um diálogo. Se fechar não te ajudará em nada!

Espaço pessoal

Todos temos um espaço pessoal em torno de nós. É como um espaço onde você se sente confortável e com liberdade de movimento. Quando alguém invade esse espaço de forma brusca ou grosseira, é praticamente um convite para ganhar um desafeto. Por isso, procure respeitar o espaço pessoal da pessoa que você acabou de conhecer. Não fique tocando nela sem necessidade e nem toque os objetos pessoais que estejam no ambiente. Fique a uma distância respeitável para não parecer uma pessoa intrusiva.

Seja autêntico

Por mais que você queira o emprego ou esteja muito interessado na pessoa que está conhecendo, não force a barra tentando ser quem você não é. A falsidade é uma das coisas que mais espanta as pessoas. Por mais que você ache que saiba mentir, as pessoas percebem a falsidade de forma inconsciente e instintiva. Seja você mesmo e cause uma boa impressão sendo autêntico.

Fale sobre coisas boas

Quando te perguntarem sobre as suas experiências, sejam elas profissionais ou pessoais, aprenda a contar sobre o lado bom delas. Todo nós temos problemas e casos de insatisfação na vida, mas não são eles que vão causar uma boa impressão nos outros. Valorize o que aconteceu de bom com você e aprenda a contar as suas experiências de forma agradável, sem ficar matraqueando reclamações.

Inteligência emocional

Saber lidar com as emoções é uma das habilidades mais úteis no dia a dia. E lidar com as emoções é bem diferente de fingir emoções. O que está em pauta aqui é como você consegue lidar com as emoções negativas e transformá-las em algo positivo. Em um primeiro encontro, coisas inesperadas podem acontecer e quem fica com raiva, triste ou ansioso por causa disso, pode causar uma má impressão na outra pessoa. Já quem lida bem com as emoções até em situações adversas causa sempre uma boa impressão.

Seja sincero

Se te perguntarem sobre assuntos delicados, não minta. Seja sincero! Você pode até escolher uma ou outra palavra para comunicar as suas ideias de uma forma mais leve, mas seja honesto. Deixar claro as suas expectativas e o que você quer, mostra quem você é e o porquê você está lá falando com a pessoa. A sinceridade é sua aliada.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]