Convivendo

Como saber quando o seu cão está chateado

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os animais, assim como os humanos, tem sentimentos. É fácil notar quando o seu cão está feliz abanando o rabo e pedindo para sair. Mas às vezes ele pode estar chateado e você nem perceber e ainda brigar com ele. O seu bicho de estimação precisa de atenção e carinho e por isso você deve ficar atento aos sinais de que você precisa fazer algo para melhorar o ânimo dele. Veja alguns indícios de que o seu cachorro pode estar chateado ou triste com algo:

Sapatos e chinelos

Alguns cachorros mordem e estragam sapatos e chinelos pela casa porque gostam de morder mesmo. Mas alguns deles podem fazer isso por estarem irritados ou tristes com o seu dono. Se o seu cachorro começou a fazer isso recentemente, repare em outros sinais para saber se ele não precisa de um pouco de amor e carinho para voltar ao comportamento normal.

Móveis

Assim como os sapatos, os móveis da casa também podem ser alvo da chateação dos cachorros. Morder o sofá, arranhar uma estante ou destruir uma cadeira pode ser um indício de que ele está inquieto e precisa de sua atenção.

Mau humor

Se você tem dias que gosta de se isolar em um canto porque está de mau humor, isso também pode acontecer com o seu cachorro. Se ele estiver muito quieto e emburrado se escondendo em algum canto da casa isso pode indicar que ele está triste com você.

Olhar

Se o seu cão fez algo de errado e você deu uma bronca nele, e ele não te olhou nos olhos e vira o olhar nesse momento, ele pode estar triste com você.

Outros animais

Se você tem outros animais em casa, seja cachorros, gatos ou qualquer outro, o seu cão chateado pode importunar eles de propósito, o que não seria comum em um dia normal.

Se esconder

Alguns cachorros gostam de se esconder debaixo de algum móvel ou lugar escondido na casa. E só saem se você chamar com um biscoito ou algum brinquedo ou algo que eles gostem muito.

Latir muito

Alguns cachorros latem mais do que os outros, mas em alguns momentos é possível notar que alguns deles latem mais do que é o normal. Isso pode indicar alguma chateação do cachorro com algo.

Cara de coitado

Depois da bronca, o cachorro dá aquele olhar que faz despertar a sua piedade e você até acaba esquecendo o que ele fez de errado. Mas lembre-se de dar carinho espontâneo sempre para não precisar chegar nesse ponto onde o cachorro faz algo errado porque está triste com você.

Mesmo analisando esses sinais, vale lembrar que cada cachorro tem um temperamento diferente, então os sinais podem variar de cachorro para cachorro. O importante é você sempre estar atento nas variações do comportamento do seu cão e procurar dar a atenção que ele merece para ele ficar feliz com você.


  • Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]