Estas são algumas atitudes que podemos tomar para proteger a nossa energia contra essa contaminação:
→ Analise a emoção negativa quando surge. Procure determinar o que (ou quem) a causou. É uma emoção sua, que você até já experimentou antes, ou é algo novo que surgiu na sua mente? Se é algo que você identifica como seu, seria bom você começar a procurar compreender o motivo e depois eliminar isto, fazendo uma terapia, por exemplo. Se não, veja se este sentimento se iniciou na presença de alguém – ou em determinado local.
→ Uma boa maneira de retomar seu centro é prestar atenção na sua respiração. Respirar pausadamente, com total atenção voltada à sensação do ar entrando e saindo do seu corpo, por apenas 30 segundos, já traz alívio e conforto. Mudar o foco de atenção por alguns instantes já é suficiente para que você retome o controle de seus pensamentos e sentimentos. Aqui é recomendável que você treine algumas técnicas de meditação e visualização, que ajudam e fortalecem a sua proteção.
→ Uma boa visualização pode promover um bloqueio energético contra a negatividade. Por exemplo, se seu local de trabalho ou colegas emanam sensações desconfortáveis, imagine-se envolto por uma forte e límpida bola de luz branca (ou de sua cor preferida). Pense que esta bola é seu “campo de força” contra o negativo. Procure sentir esta luz que o envolve e atribua a ela a capacidade de refletir para longe qualquer energia desqualificada que seja enviada na sua direção. Dentro desta bola de luz somente a Paz e o Amor existem. Treine bastante esta visualização até que se torne fácil acioná-la quando necessário.
→ Conheça seus limites e respeite-se. Não tente forçar situações desconfortáveis apenas para se afirmar perante terceiros. Quanto mais cedo você identifica um problema, mais rápido você toma atitudes para contorná-lo.
→ Tenha uma atitude coerente, civilizada, mas firme diante de pessoas negativas. Não se trata de criar uma “guerra” contra aqueles que não trazem nenhuma contribuição positiva. É uma questão de estabelecer para você mesmo aquilo que você não quer que faça mais parte na sua vida e manter firme sua decisão. Acostume-se a dizer “não” de forma clara e coerente. Estabeleça seus limites e preserve-os.
→ Sempre faça uma limpeza do seu corpo. Semanalmente, coloque um punhado de sal grosso em um recipiente com água e use-a para enxaguar o corpo no banho (apenas do pescoço para baixo). O sal é considerado um ótimo veículo de proteção, limpeza e purificação, desde a antiguidade.
→ Manter-se protegido contra a negatividade é importante, pois isso pode drenar sua energia e torná-lo incapaz de progredir na vida com alegria e saúde.
Finalizando, é bom saber que algumas pessoas podem estar emanando a negatividade até sem se dar conta do que fazem. Procuremos, então, evitar julgá-las e, na medida do possível, oferecer algum direcionamento para que elas busquem ajuda, a fim de se tornarem mais felizes e satisfeitas consigo mesmas.