Nutrição

12 Dicas para não desperdiçar alimentos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com o desenvolvimento da Revolução Industrial a partir do século 19, a produção de alimentos aumentou vertiginosamente. A abundância de comida faz com que as populações humanas não parem de crescer há mais de dois séculos. Apesar da possibilidade de uma mesa farta para todos, a fome ainda é uma realidade e temos a nossa parcela de culpa nisso. Segundo a Organização das Nações Unidas, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçado todos os anos.

Para ajudar a reduzir esse problema, seguem 12 dicas simples que visam evitar o desperdício não só de alimentos, mas também aproveitar melhor o que tem na sua cozinha:

→ Durabilidade do ovo

Para aumentar a durabilidade do ovo, mantendo-o fresco por mais tempo, passe óleo vegetal em sua casca.

→ Alho e cebola

O armazenamento de alho e cebola em sacos de papel também ajuda a manter o frescor.

→ Lista de compras

Antes de ir ao supermercado, confira se realmente você precisa dos produtos que está prestes a comprar. Portanto, busque realizar compras semanais, em vez de uma vez por mês. E na hora de cozinhar os alimentos adquiridos, dê preferência aos que estão mais perto da data de vencimento.

→ Reaproveitamento

Um alimento com a aparência feia não quer dizer que esteja estragado. Corte a parte indesejada e aproveite o que sobrou.

→ Embalagens

Busque sempre embalagens com fechamento a vácuo para conservar melhor os alimentos.

shutterstock_155393879→ Ingredientes

Aprenda a utilizar o ingrediente por completo. Talos, caules, folhas e bagaços podem se transformar em pratos saborosos. Além da criatividade, a internet oferece dicas maravilhosas para você começar a desenvolver suas habilidades gastronômicas.

→ Reaproveitamento de água

Não jogue fora a água em que lavou as verduras. Aproveite-a para regar as plantas em seguida. Já a água do cozimento do macarrão, batata e de outros alimentos ricos em amido é ótima para o preparo de sopas.

→ Maçãs e batatas

Guarde as maçãs e batatas juntas, pois o gás etileno da fruta impedirá o legume de brotar.

→ Lava-louças

Se você tem uma lava-louças, ela pode ser utilizada para aproveitar o momento em que a máquina está trabalhando para cozinhar alimentos em potes fechados.

→ Gengibre

Use uma colher para descascar o gengibre. Raspando a sua superfície, você retira somente a casca fina.

→ Maionese

Sabe aquele pote de maionese em que sobre um restinho do conteúdo no fundo? Adicione óleo, vinagre, ervas e especiarias na embalagem, assim você terá um molho de salada cremoso, além de que o pote também poderá ser reciclado posteriormente.

→ Conservação

Guarde o abacate junto com a cebola cortada pela metade. Essa medida impede que o abacate fique marrom, sem falar que umas gotas de vinagre também podem ajuda nesse problema.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]