Convivendo

Como ter energia solar em sua casa

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A energia solar já é uma realidade para nós. Não precisamos ter uma grande empresa de geração de energia para se beneficiar desse tipo de energia. Com as novas tecnologias, montar um painel solar em casa é viável e o ajuda a economizar dinheiro. Além de fornecer energia para a sua casa, você pode mandar energia extra para a concessionária de energia que abastece a sua cidade para que você ainda tenha descontos nas suas contas de energia elétrica. Confira aqui cinco passos para energia solar em casa:

1 – Descubra o seu consumo de energia

Pegue as contas de energia de um ano e compare o consumo em kWh de cada mês. Tire uma média para descobrir quanto você consome de energia por mês. Caso seja uma residência nova, converse com um engenheiro eletricista ou arquiteto para tirar dúvidas de quanto a sua casa vai precisar de energia. Caso não seja possível, você pode fazer um cálculo de acordo com quantos eletrodomésticos possui na residência.

2 – Número de painéis solares

Os painéis solares variam de tamanho, por isso você vai precisar pesquisar com as empresas fabricantes qual é o tamanho ideal de acordo com o tamanho do telhado da sua casa. Dependendo do tamanho e de acordo com o cálculo de consumo de energia mensal, você vai descobrir quantas placas serão necessárias para fornecer energia suficiente para a sua residência, da forma total do seu consumo, ou parcial. Procure no Google por empresas que fabricam painéis solares fotovoltaicos para mais informações desse passo.

3 – Projeto

Além dos painéis, você precisará instalar um inversor para transformar a energia gerada em 110 ou 220V. Nesse passo você vai precisar de um especialista do ramo para fazer a instalação de forma segura em sua casa.

4 – Custos

Nessa etapa você terá o orçamento dos painéis e do inversor, além de já saber quais tipos e tamanhos de placas você vai utilizar. Tendo essas informações, procure empresas que fazem a instalação desse sistema para você comparar preços e encontrar a opção mais vantajosa e segura. Um sistema completo e instalado pode custar a partir de R$ 7 mil. Faça as contas para saber quanto você vai economizar com a conta de energia.

5 – Economia e retorno do investimento

Sabendo o seu consumo e quanto vai custar o sistema de energia solar, você vai poder calcular quanto vai economizar e em quanto tempo vai recuperar o dinheiro investido. Os painéis solares costumam durar cerca de 25 anos. O retorno do investimento leva em média 10 anos, o que ainda lhe dá mais 15 anos de uso e economia. Lembre-se que a energia excedente gerada vai poder ser utilizada por você em outra residência sua ou convertida em créditos para serem usados posteriormente.
Essas são algumas informações básicas para quem pensa em ter energia solar em casa. Para informações mais detalhada, consulte um profissional ou uma empresa especializada.


Escrito Por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]