Convivendo

Velas e sabonetes artesanais: uma experiência nova a cada dia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitas coisas fazemos no automático. O banho, por exemplo, quando foi a última vez que você se deu ao luxo de viver um banho de verdade? Não estamos falando para ficar uma hora no banho, mas para sentir o aroma do sabonete, conhecer a sua composição e os benefícios que ele pode trazer ao seu corpo? Tudo é feito tão rápido e no automático que algumas vezes nem sabemos o próprio sabonete que usamos.

Se isso faz uma diferença em nossa vida? Talvez sim, talvez não. O que essa reportagem quer chamar atenção é que coisas simples como um banho pode trazer uma leveza para o corpo e quando conhecemos e experimentamos produtos feitos com carinho e de forma artesanal talvez aquele banho não seja mais o mesmo.

Com a ideia de questionar como são os banhos, na maioria das vezes no automático, nasceu a Luminare – Vela e sabonetes artesanais, uma empresa de Porto Alegre (RS) que faz artesanalmente velas e sabonetes que podem proporcionar um banho e uma vida mais prazerosa. Confira a entrevista:

Eu sem Fronteiras: Como surgiu a vontade de fazer um trabalho manual?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Sempre gostei muito das atividades manuais por acreditar que elas aliviam o estresse diário, auxiliam na concentração e no desenvolvimento da criatividade.

ESF: O que de fato é a Luminare?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: A Luminare nasceu de uma fascinação por velas. A dança da chama em um dia com vento é simplesmente hipnotizante. Decidi conhecer um pouco mais sobre esse mundo e me apaixonei. Acontece que no meio do caminho surgiram os sabonetes e o coração falou mais alto. A Luminare Sabonetes surgiu com a intenção de questionarmos nossos banhos. A maior parte de nossas atividades diárias são feitas automaticamente, sem pensar, sem tentarmos fazer diferente. Os banhos já não são momentos para relaxarmos. Estamos sempre com pressa. Decidimos então questionar esse momento. Por que não termos momentos mais divertidos e criativos durante o banho? Nada melhor do que passar o dia com cheirinho de banho. E é esse o nosso objetivo, deixar as pessoas mais felizes e cheirosas.

ESF: Há quanto tempo trabalha com a arte de fazer velas?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Comecei a trabalhar com velas há uns cinco anos e os sabonetes vieram recentemente, cerca de um ano.IMG_3325

ESF: como elas são produzidas?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Todos os produtos são feitos artesanalmente. Os sabonetes possuem a base glicerinada, que proporciona maior limpeza e hidratação à pele.

ESF: Você tem seu próprio espaço?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Tenho um espaço exclusivo para os sabonetes, meu atelier é o meu mundo. Entro nele e não vejo o tempo passar.

ESF: Acredita que as pessoas estão dando mais valor às coisas feitas de forma artesanal?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Tudo o que é exclusivo encanta, chama atenção e tem mais valor. Acredito que vivemos uma espécie de revolução silenciosa nesse sentido. O que é artesanal e de qualidade certamente terá cada vez maior espaço na vida e na casa das pessoas. Afinal, quem não ama receber um mimo exclusivo e com acabamento diferenciado?

ESF: Por que acredita que seu trabalho é alternativo?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Não diria que meu trabalho é alternativo, mas sim exclusivo. Todas as peças possuem uma característica e são cuidadosamente criadas. Queremos que o cliente sinta o carinho que foi dedicado à peça quando foi desenvolvida.

ESF: O que te faz feliz?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: O que me faz ficar boba de felicidade. Receber o feedback dos clientes. Ouvir que mudou a forma de tomar banho, que agora ficou muito mais divertido, as descobertas dos novos aromas e dos novos produtos. Buscamos sempre trazer novidades para os eventos e feiras que participamos, tanto que temos clientes fiéis, que sempre nos buscam para conhecer as nossas invenções.

11029484_884462968313768_5581318580587739149_n

ESF:  Qual a dica que você dá para as pessoas que querem iniciar o seu próprio negócio?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Acredite no seu potencial, não desista, mesmo quando todos dizem que não vai dar certo, persista. Não tem satisfação maior do que realizar nossos sonhos. É uma longa caminhada, mas garanto que vale cada tropeço, tudo nessa vida é um grande aprendizado.

ESF: Qual o seu público?

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Atualmente nosso público é predominantemente feminino, dos 20 aos 55 anos, que moram em Porto Alegre, frequentadores de feiras e eventos na capital.

ESF: Fique a vontade para escrever algo:

Luminare – Velas e sabonetes artesanais: Acredito muito na Filosofia do Sucesso de Napoleon Hill, um trecho determina que: “Se você fizer as coisas pela metade, você será fracassado. Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente e tudo se determina pelo nosso espírito”. Assim, acredite, trace um plano e não desista nunca do que você acredita, mesmo quando todos a sua volta não acreditarem. 


• Entrevista realizada por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]