Autoconhecimento

Arquétipo Lillith: Saiba o que é e como ativá-lo

Mulher ruiva autoconfiante e sedutora, sobre um plano azul.
sun ok / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabe como ativar o arquétipo de Lilith? Ultimamente muito tem se falado sobre essa estratégia para ativar a sua independência e a sua autoconfiança. Entretanto nem todo mundo entende como isso acontece, o que é um arquétipo e quem é Lilith. Se tudo isso é novidade para você, mas te interessa muito elevar a sua autoestima e o seu poder, continue lendo o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Quem foi Lilith

Lilith é conhecida como a primeira esposa de Adão, de acordo com escritos judaicos. Essa informação pode parecer incorreta para você, se a sua religião é baseada no catolicismo. Segundo essa outra crença, Eva foi a primeira e única esposa de Adão.

Observando o livro Gênesis, que compõe tanto o Torá quanto a Bíblia, há uma inconsistência na linha do tempo dos fatos narrados. Isso porque é dito que Deus criou o Homem e a Mulher ao mesmo tempo, mas no capítulo seguinte só se fala sobre Adão.

Eva só aparece ao final do segundo capítulo, quando é criada. Então a mulher do primeiro capítulo nunca apareceu na história. Ela foi apagada ao longo do tempo, porque se rebelou contra a supremacia masculina de Adão e, consequentemente, de Deus.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

No Éden, Lilith deveria se deitar embaixo de Adão e reconhecer a superioridade dele sobre ela. Por não se ver dessa forma, a mulher abandonou o Paraíso, e só depois disso é que Eva foi criada. Logo, Lilith é vista como um símbolo de rebeldia e destruição pelas religiões cristãs, enquanto simboliza a independência e o empoderamento para outras formas de ver o mundo.

O que é arquétipo

Papel com a silhueta de de dois rostos. Um deles totalmente vazado. Atrás do papel, que está sendo segurado por duas mãos, há pessoas caminhando pela rua.
StunningArt / Shutterstock

Considerando que Lilith é um símbolo de independência e poder, o arquétipo dela deve ser algo positivo, certo? Sim! Um arquétipo, termo cunhado pelo psicólogo Carl Jung, indica um padrão de comportamento reproduzido por gerações e gerações de pessoas, com base nas experiências que elas viveram.

É como se o arquétipo fosse um padrão que, sem perceber, todos nós seguimos. Além disso, atribuímos características bem definidas a esses modelos. Dessa maneira, o arquétipo de Lilith representa as características da figura que alguém pode incorporar no próprio comportamento, de um jeito inconsciente ou consciente, como veremos a seguir.

Como ativar o arquétipo de Lilith

Se você não reproduz o arquétipo de Lilith inconscientemente, é possível ativá-lo conscientemente. Para isso, só precisa seguir alguns passos, acreditando no processo.

Em primeiro lugar, aprofunde-se na figura de Lilith, estudando quem ela foi e o que ela representa na História.

Em segundo lugar, tome um banho relaxante, se possível acendendo velas ao seu redor, para entrar em um processo meditativo e demonstrar seu interesse em ativar o arquétipo.

Com corpo e mente em equilíbrio, escreva em um papel quais são as características de Lilith que você quer desenvolver e quais você quer evitar.

Feito isso, comece a fazer afirmações que condizem com a personalidade de Lilith, como “Eu sou confiante”, “Eu tenho poder”, “Eu sou independente” e “Eu consigo o que eu quero”.

Antes de agir, repita as afirmações e comece a agir como você imagina que Lilith agiria. Olhar para fotos dela também ajuda.

Benefícios do arquétipo de Lilith

Mulher sorridente e autoconfiante com os braços cruzados.
Ground Picture / Shutterstock

Ao ativar o arquétipo de Lilith, seguindo as dicas que apresentamos, você vai colher importantes benefícios na sua vida. As qualidades que você vai desenvolver são conhecidas como o lado luz de Lilith e vão te tornar alguém melhor.

O primeiro benefício do arquétipo de Lilith é o aumento da sua autoconfiança. Em decorrência disso, você será mais capaz de exercer a sua liberdade, tomar escolhas que te beneficiam e reconhecer o seu poder.

Ao aumentar a sua autoestima, de forma geral, você se tornará uma pessoa mais atraente, capaz de liderar grupos no trabalho, com facilidade para persuadir os outros e para apresentar as suas ideias da melhor forma possível.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Com o arquétipo de Lilith ativado, você ainda terá mais convicção sobre os seus ideais, vai lutar pelos seus direitos com mais determinação e vai evitar as pessoas que estão tentando se aproveitar de você, conseguindo se libertar de ciclos que só te prejudicam.

Ou seja, o arquétipo de Lilith vai te ajudar a mostrar seu poder pessoal, sua força, seu poder e seu verdadeiro valor. É por meio dele que você pode se transformar na sua melhor versão.

Malefícios do arquétipo de Lilith

Ainda que o arquétipo de Lilith traga muitos benefícios, é importante conhecer o lado sombra dessa ferramenta. Isto é, os malefícios que ele pode trazer para os seus comportamentos, se for ativado de forma incorreta.

Pensando no lado negativo do arquétipo de Lilith, ele pode estimular um desejo de agir com rebeldia e teimosia, levando a brigas e discussões desnecessárias, além de uma dificuldade para respeitar as regras.

A intensa convicção nas próprias ideias também pode se transformar em uma inflexibilidade, ou tentativa de manipular e dominar outras pessoas para que elas pensem como você. Como resultado disso, você pode se tornar uma pessoa prepotente e autoritária.

Outros malefícios do arquétipo de Lilith são o egoísmo, a vontade excessiva de atrair olhares e a capacidade de promover um terror psicológico nas relações interpessoais, o que pode resultar na solidão.

Você também pode gostar

Para evitar as características negativas que explicamos, você pode ativar o arquétipo pensando apenas no lado bom de Lilith, e mantendo sua atenção em possíveis desvios que você pode começar a apresentar.

Depois de aprender todos os detalhes sobre o arquétipo de Lilith, você está pensando em ativá-lo? Faça o teste para sentir a diferença que essa figura poderosa e independente pode fazer na sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br