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Como ter uma relação saudável com a comida?

Construir uma relação saudável com a comida é um dos princípios do mindfuln eating, que é o comer com consciência plena.

Se a comida sempre foi um problema na sua vida e você quer ter uma relação mais tranquila e harmônica, experimente estas práticas que lhe apresento.

1. Respire

A respiração promove a sintonia com o corpo e com o que está acontecendo agora. Tomar consciência e notar como está o corpo, a mente e as emoções podem auxiliar a transformar essa relação.

2. Note sua fome

Preste atenção aos sinais de fome. Como o corpo mostra esses sinais a você?

Mulher segura maçã verde e donut.
Andres Ayrton / Pexels

Essa checagem o auxilia a escolher o que e como comer. Estar atenta, confiar e respeitar os sinais do corpo.

3. Aprecie a comida

Note as cores, as formas, as texturas, os aromas, os sabores… Observe como os sentidos despertam a atenção para o momento da refeição. Cada sentido pode despertar para o momento. Experimente explorar cada um deles.

4. Comer sem distrações

Que tal guardar os eletrônicos no momento das refeições?

Deixe por alguns minutos o celular, o tablete, o computador, a TV, os livros. É uma sábia escolha guardar esses aparelhos e estar atento à refeição.

5. Mastigue

A cada garfada, leve a atenção para saborear e mastigar a comida. O prazer em comer está na boca, por isso desfrute!

A mastigação também participa da digestão da comida, por isso, ao triturar o alimento, este será melhor absorvido pelo corpo.

6. Note a saciedade

Perceber as sensações do corpo ao ser preenchido durante a refeição auxilia a escolher o momento de parar de comer.

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A mastigação também contribui para notar a saciedade, pois é a comunicação entre o cérebro e o estômago. Aproveite e desfrute de sua comida!

7. Deixe as dietas e os padrões externos que a sociedade impõe.

Muitas vezes, ficamos presas a padrões e vozes externas e não nos permitimos notar a sabedoria interna. Isso é uma escolha e traz muita liberdade em poder confiar nos sinais do corpo.

É uma jornada para construir uma relação saudável com a comida, que pode incluir o respeito ao ritmo e a pequenas mudanças por vez.

Experimente!

Sobre o autor

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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