Saúde Integral

Como plantar alho em casa?

Embora seja o pesadelo dos vampiros, o alho é um ingrediente que não pode faltar nas receitas brasileiras. O perfume dele sendo refogado com a cebola é um verdadeiro sonho, não é?

Além de trazer um sabor especial para qualquer prato, o alho também combate vírus, fungos e bactérias, garante o bom funcionamento do coração, alivia doenças inflamatórias e evita doenças respiratórias. Ou seja, é um importante aliado para sua saúde.

Se esses motivos já são suficientes para convencê-lo a acrescentar uma plantação de alho na sua horta em casa, as próximas informações vão ajudar muito você. A partir delas, saiba como você pode ter esse ingrediente sempre no seu lar, sem agrotóxicos!

O que eu preciso saber para plantar alho?

Para garantir que o seu plantio de alho será bem-sucedido, é fundamental que você aprenda um pouco mais sobre essa planta. Veja quais são os cuidados que você deve ter com ela:

Informações importantes sobre o plantio de alho

  • Luminosidade: o alho precisa da incidência de luz solar direta durante o dia, ainda que se desenvolva melhor em climas mais amenos, que não ultrapassam 15ºC.
  • Solo: ainda que o alho consiga se adaptar a diferentes tipos de solo, o ambiente ideal para ele se desenvolver deve ter um pH entre 6 e 6,5.
  • Rega: no começo do crescimento, deve ser regado intensamente. Porém conforme ele se desenvolve, é preciso ir removendo a água aos poucos, para que o solo nunca fique muito úmido.
  • Colheita: o alho pode ser colhido entre 3 e 9 meses depois do plantio, dependendo das condições climáticas da região onde ele foi plantado.

O que precisa ter para plantar alho?

Depois de aprender um pouco mais sobre as condições ideais para o plantio de alho, anote os materiais de que você precisa para o cultivo:

  • Vaso com furos no fundo
  • Garrafa PET
  • Terra
  • Brita para jardim
  • Dentes de alho
  • Água
Cabeças de alho.
Nick Collins / Pexels

Qual a melhor época para plantar alho?

Como o alho se desenvolve melhor em climas amenos, é recomendado que ele seja plantado durante o inverno ou durante o outono em locais quentes. No entanto em ambientes de clima mais frio, o plantio deve ser realizado no fim do verão ou no começo da primavera.

Onde plantar o alho?

Agora que você já sabe o que precisa para plantar alho e qual é o momento ideal do ano para fazer isso, compare as duas formas de realizar o plantio desse ingrediente. Escolha a que se encaixa melhor na sua casa:

Como plantar alho em vaso

Para plantar alho em vaso, você deve acrescentar a brita para jardim no fundo do recipiente. Em seguida, acrescente terra, deixando uma distância de 5 cm livre até o topo do vaso. Então faça buracos no solo com cerca de 2 cm de profundidade.

Em cada um dos buracos, acrescente um dente de alho. Por fim cubra os buracos com mais terra e regue até começar a germinar. Depois disso, regue apenas quando o solo estiver seco.

Como plantar alho em garrafa PET

O plantio do alho em garrafa PET é bem parecido com o plantio em vaso. Nesse caso, você deve cortar a garrafa ao meio e furar a parte inferior.

Você também pode gostar

Feito isso, você vai realizar os mesmos passos que realizaria para o plantio em vaso: acrescentar a brita para jardim no fundo da garrafa, cobrir com terra, fazer furos e incluir os dentes de alho, cobrir os buracos com mais terra e regar.

Passo a passo para plantar alho

Agora você já sabe tudo sobre como plantar alho. Portanto chegou o momento de colocar em prática tudo o que você aprendeu, usando este passo a passo:

  • Separe dentes de alho em bom estado de conservação
  • Escolha o recipiente no qual você vai plantar o alho
  • Prepare os materiais de que você precisa para realizar o plantio
  • Siga as instruções que apresentamos nos tópicos anteriores
  • Regue sempre que a terra estiver seca
  • Colha o alho cerca de 3 meses após o plantio

Com as dicas que apresentamos, a sua horta em casa terá um novo integrante: o alho. No vaso ou na garrafa PET, a sua plantação renderá um ótimo tempero para as suas comidas e um importante auxiliar para a saúde do seu corpo. Desenvolva a sua habilidade para cultivar essa planta inconfundível!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br