Autoconhecimento

Como Vencer a AUTOsabotagem

BhiaBeatriz
Escrito por BhiaBeatriz
Esta elegante senhora que usa nossos sentimentos negativos para alimentar seus 10 filhos, também conhecidos como sabotadores internos 
Evandro tinha apenas 38 anos, mas estava tão cansado que vivia como se já estivesse na Terra há muito mais tempo. Ele nem lembrava mais de quando desistiu de lutar por seus sonhos.

Na adolescência, Evandro ganhou a fama de sonhador, mas de um tempo para cá, quando alguém perguntava sobre seus sonhos, sua resposta era sempre a mesma: “Chega de sonhos! De que adianta lutar por alguma coisa? Cada vez que consigo melhorar um pouco, a vida vem e me dá uma rasteira… nada dá certo para mim, não aguento mais…”

Assim como Evandro, muitas pessoas desistem quando sentem que estão lutando contra uma força desconhecida que sempre encontra um jeito de impedir a realização de seus sonhos.

Sim, neste ponto Evandro tinha razão, existe mesmo uma força invisível e silenciosa que estava agindo dentro dele naquele momento. Ela sempre se apresentou como amiga e conseguia convencer Evandro de que estava protegendo os interesses dele, mas na verdade estava agindo contra ele o tempo todo, sabotando todos os seus sonhos e destruindo dentro dele a esperança de experimentar a plenitude da vida.

A Elegante Senhora conseguiu enredar Evandro naquela ilusão durante alguns anos. Ele só ficou sabendo que o verdadeiro nome dela é autossabotagem bem mais tarde, quando já se sentia sem forças para lutar.

Sentindo que precisava de ajuda, ele começou sua busca.

A Verdadeira Face da autossabotagem

Gosto de descrever a autossabotagem como uma Elegante Senhora com 10 filhos muito poderosos, que são conhecidos pelo apelido de Sabotadores Internos.

A autossabotagem alimenta seus filhos usando os sentimentos negativos que cultivamos dentro de nós. Quanto mais sentimentos negativos temos armazenados dentro de nós, mais fortalecemos os filhos desta Elegante Senhora.
Cada um deles ganhou seu próprio nome de acordo com as características que desenvolveu.

Segundo o Escritor Shirzad Chamine, em seu livro Inteligência Positiva, “os Sabotadores Internos são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crenças e suposições, que, apesar de se apresentarem como amigos, na verdade trabalham contra o que é melhor para você.”

O autor explica em seu livro que os sabotadores internos são um “fenômeno universal” e “existem em todas as culturas, faixas etárias e nos dois gêneros, porque estão ligados às funções do cérebro que se concentram na sobrevivência”.

Isso significa que ninguém está imune aos ataques da autossabotagem por meio de seus 10 filhos.

Na verdade, os sabotadores internos são programações que desenvolvemos na infância, com o objetivo claro de sobreviver às ameaças físicas e emocionais daquele período de nossas vidas.

Ao chegar na idade adulta, aquela programação interna perde a sua função e deveria ser desinstalada, mas muitos de nós sequer sabem da sua existência. A maioria das pessoas, em vez de desinstalar a programação antiga, apenas a joga para o subconsciente e segue vivendo sem saber o estrago que aquele programa desatualizado vai fazer na sua vida enquanto não for desinstalado.

Aquele dia foi diferente para Evandro. Logo cedo recebeu um convite de sua irmã, que parecia ansiosa ao telefone.

A família era seu bem mais precioso, então ele mal podia esperar o horário do almoço para encontrar com sua irmã.

Contrariando todas as expectativas, ela chegou sorrindo e nem deu tempo de perguntar nada. A irmã de Evandro colocou sobre a mesa um envelope e, sem dizer uma palavra, empurrou o envelope em direção a ele.

Evandro sempre foi curioso, mas naquele momento o medo foi maior que a curiosidade.

– “O que é isto?” – perguntou.

– “Abre” – foi a resposta.

– “Você está me assustando. O que é isto? O resultado de algum exame? Você está doente?” – perguntou Evandro, com medo de tocar no envelope.

Ela abriu ainda mais seu sorriso e respondeu

– “Estou com cara de quem está doente? Abre isso logo!”

Timidamente ele foi abrindo o envelope e dentro encontrou um cartão de visitas. No cartão estava escrito “Você está no Programa Vida Ideal”; havia também um número de telefone para agendamento dos encontros. Junto com o cartão estava uma carta escrita à mão. Ele abriu a carta e seus olhos se encheram de lágrimas enquanto tentava ler.

– “Pensei que você ia gostar.” – disse a irmã – “A família toda se reuniu para te dar este presente, para que você fique feliz de novo. Ninguém aguenta mais te ver deste jeito, mas parece que você não gostou.”

– “Gostei sim, não é isto.” – foi a resposta de Evandro.

– “O que é então? Olha só… a gente pensou em várias coisas para te dar, fizemos até uma reunião de família para decidir, e a galera chegou à conclusão de que este seria o melhor presente. Não era isto que você estava querendo? Eu lembro que você falou várias vezes que queria fazer este curso.” – A irmã falou enquanto chamava o garçom.

– “É ótimo, mas eu não mereço.” – disse Evandro.

– “O curso não é sobre autossabotagem?” – perguntou a irmã.

– “Não é um curso, é um programa. Mas… sim… é para aprender a lidar com a autossabotagem… – falou Evandro

Ela nem deixou Evandro terminar de falar e concluiu logo…

– “Está vendo só como você precisa disto? Já está se autossabotando com esse negócio de não merecer. Mano, é o seguinte: a gente se reuniu, comprou o curso para você…

– “Não é curso, é programa…” – ele interrompeu

– “Tanto faz” – ela continuou – “O fato é que você ganhou de presente. Pega este cartão e liga para agendar. Depois me conta tudo, quero te ver feliz de novo, lutando pelas coisas nas quais você acredita. Não aguento mais te ver neste marasmo. E agora vamos pedir o nosso almoço porque eu ainda tenho que voltar para o escritório hoje.”

– “Eu também.” – disse ele enquanto fazia o pedido ao garçom.

Desativando os Códigos da autossabotagem

O segredo para vencer a Elegante Senhora chamada autossabotagem é enfraquecer seus 10 filhos, os Sabotadores Internos que se apresentam como nossos amigos enquanto agem silenciosamente dentro de nós, destruindo nossos sonhos e roubando nossa Energia Vital, como aconteceu com Evandro.

Estes 10 irmãos têm um líder que podemos chamar de nosso CRÍTICO INTERNO. Ele é o mais popular de todos, está sempre presente e nunca age sozinho.

Ele adora defeitos. Se você for sequestrado pelo seu CRÍTICO INTERNO, vai viver encontrando defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias ao seu redor.

Ele se alimenta de ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa.

Ele pode ser facilmente confundido com a voz da razão. Tome cuidado, porque ele vai tentar convencer você com as mentiras que usa para destruir sua capacidade de realizar seus sonhos.

O principal papel do CRÍTICO INTERNO é apoiar um ou dois dos seus irmãos que se destacam dos demais. Este destaque é diferente para cada pessoa.

No caso do Evandro, o destaque foi para um dos irmãos do CRÍTICO conhecido como PRESTATIVO. Este é um dos Sabotadores Internos que considero muito perigoso, porque ele facilmente se confunde com um amigo.

O fato é que ser prestativo não é ruim, porque você faz coisas especiais para agradar as pessoas, como elogios ou pequenos favores. E isto pode ser bom. Porém isto se torna um sabotador quando você faz isto pelas razões erradas. A pessoa que é sequestrada pelo SABOTADOR PRESTATIVO faz estas coisas para ganhar aceitação e afeição constantemente.

Alimentar o SABOTADOR PRESTATIVO desencadeia dois grandes perigos:

1º) Você pode perder de vista suas próprias necessidades e acabar se ressentindo quando as pessoas não reconhecem o seu esforço em agradá-las.

2º) Você corre o risco de encorajar os outros a se tornarem exageradamente dependentes de você. Isto não é saudável para você nem para as outras pessoas envolvidas.

Quando Evandro resgatou o presente que ganhou da sua família, ele aprendeu a detectar seus sabotadores internos e voltou a cuidar da realização dos seus sonhos.

Agora ele sabia exatamente contra quem teria que lutar para defender sua felicidade.

Ele também aprendeu, na prática, como evitar que a autossabotagem voltasse a destruir seus sonhos. Depois de se conhecer profundamente, Evandro descobriu a exata diferença entre ser uma PESSOA PRESTATIVA e ESTAR SEQUESTRADO PELO SABOTADOR PRESTATIVO. Agora Evandro sabe identificar e preservar seus limites.

Assim como Evandro aprendeu a vencer seus inimigos internos, você também é capaz de eliminar o efeito nefasto da autossabotagem.
Pare de alimentar seus Sabotadores Internos com sentimentos negativos, então eles enfraquecerão.

Enfraquecendo seus inimigos internos, o próximo passo será investir no conhecimento profundo sobre a pessoa mais importante na sua vida, ou seja, VOCÊ MESMO.

Para saber mais sobre “Como evitar que a autossabotagem destrua seus sonhos”, acompanhe a SÉRIE GRATUITA de 5 lições sobre este tema.

Visite o site www.bhiabeatriz.com e cadastre seus dados para acessar a primeira lição agora mesmo!


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Espiritualidade SEM religião

Sobre o autor

BhiaBeatriz

BhiaBeatriz

Sou uma consciência em jornada de evolução espiritual, exatamente como você.

Descobri que o grande segredo para ser feliz está em praticar a espiritualidade na rotina diária e até escrevi um livro sobre esse tema.

Como eu adoro escrever, tenho o hábito de registrar todos os meus aprendizados.

O que você vai encontrar aqui, nesta coluna, é uma pequena parte das grandes lições que a vida vem me ensinando e que eu escolhi compartilhar.

Espero que a minha experiência ajude você de alguma forma.

Boa leitura!

Contatos:
Email: [email protected]
Instagram: @coachbhiabeatriz
Site: bhiabeatriz.com |
escolavidaintegrada.ga
Twitter: @coachbhia
YouTube: Escola Vida Integrada
LinkedIn: linkedin.com/in/bhiabeatriz