Sustentabilidade

Como viver sem produzir lixo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um dos maiores problemas para uma vida sustentável e para preservar o meio ambiente é a produção de lixo. Nem tudo o que é produzido pode ser reciclado. E nem tudo o que pode ser reciclado de fato é. São muitos fatores que ainda impedem de termos um ambiente muito mais harmônico e organizado. O lado bom é que cada um de nós pode tomar algumas atitudes que juntas podem fazer a diferença. Com algumas escolhas no dia a dia, podemos produzir bem menos lixo e assim contribuir com uma sociedade mais sustentável. Veja abaixo algumas dicas de como produzir menos lixo em seu cotidiano.

Ecobag

O plástico é um dos vilões da sustentabilidade. Se você levar uma ecobag na hora de fazer compras, já vai evitar a utilização de muitas sacolas plásticas. Pode parecer incômodo no começo, mas depois você vai perceber que as ecobags são bem mais práticas e resistentes do que as sacolinhas de supermercado. Deixar caixas de papelão no porta-malas do carro também pode ser uma boa alternativa para descarregar as compras quando você chegar em casa.

Utensílios não descartáveis

Prefira utilizar utensílios domésticos não descartáveis. Copos e pratos de vidro, talheres em aço inox ou de outro material durável etc. Utensílios descartáveis, por mais que facilitem, pois você não precisa ficar lavando, geram um lixo desnecessário.

Reciclagem

Se a sua cidade tiver coleta seletiva, crie o hábito de jogar os lixos recicláveis sempre no dia certo para não misturar com o lixo orgânico e ir parar tudo no lixão. Se a sua cidade não tiver esse tipo de coleta em casa, procure algum posto de reciclagem em que você possa levar o lixo reciclado. Não podemos parar de produzir todo o lixo, mas podemos reciclar uma boa parte dele.

Bucha vegetal

Ao comprar uma bucha, seja para banho ou para lavar louça, prefira as buchas vegetais. As buchas de plástico nem sempre são recicláveis. A bucha vegetal lava tão bem quanto e é ecologicamente correta.

Guardanapos de pano

Em vez de comprar guardanapos de papel, tente utilizar guardanapos de pano em suas refeições. Além de serem mais macios, você pode lavá-los e reutilizá-los várias vezes.

Fabricação caseira

Muitos produtos industrializados que geram lixo com as suas embalagens podem ser substituídos pela fabricação caseira. Por exemplo: aquele tempero pronto de alho e ervas pode ser feito em casa com ingredientes naturais e sem conservantes. Além de você evitar gerar lixo, vai consumir algo que fará bem para a sua saúde. Alguns sites na internet têm até receitas de como produzir cosméticos naturais. Pesquise alternativas e você encontrará ótimas possibilidades.

Consumir menos

Muitas vezes, compramos o que não precisamos e geramos lixo desnecessário com isso. Por exemplo: em vez de comprar o DVD de um filme de que você gosta, por que não assistir via streaming na internet? Com a tecnologia, podemos substituir nossos hábitos de consumo e diminuir bastante a quantidade de lixo gerado.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]