Autoconhecimento Espiritualidade

Conheça o significado de tatuagens sobre espiritualidade

Imagem de um tatuador tatuando uma palavra no braço de um homem.
Ilovetattoos / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A tatuagem está entre as formas de arte mais antigas entre as civilizações. Muitas culturas ao redor do mundo costumavam pintar o corpo com tintas permanentes, com a intenção de defesa mística, simbologias, ritos de passagem ou até mesmo para enfeitar a pele.

Muito antigamente, cerca de 3000 a.C., para fazer uma tatuagem, era necessário cortar a pele, friccionando cinzas na ferida para que a tinta penetrasse. Uma espécie de vara com ponta afiada era um dos instrumentos utilizados para se aplicar uma tatuagem.

James Cook, capitão britânico, em uma de suas expedições em meados do século 18 pelo Pacífico Sul, descreveu em seu diário de bordo a respeito dos procedimentos da tatuagem, relatando a prática como uma pintura que homens e mulheres faziam sobre o corpo, chamada “tattow”, em que é colocada “uma camada de cor preta sob a pele de forma tal a ser indelével (…) como é uma operação dolorosa, especialmente ao tatuar as nádegas(…)”.

Fato é que, ao final dessa expedição, muitos dos seus homens, incluindo seu oficial de ciências e botânica, o aristocrata Sir. Joseph Banks, regressaram à Inglaterra tatuados, popularizando a tatuagem entre os marinheiros.

Porém, ao chegarem no Ocidente, as tatuagens passaram a não ser tão bem-vistas. Em alguns contextos religiosos, uma tatuagem estaria manchando o corpo sagrado. Outra questão é a de que o fato de ter virado febre entre alguns grupos excluídos da sociedade na época, principalmente entre marinheiros de baixa patente e prostitutas, possuir uma tatuagem tornou-se algo muito estereotipado. Quem tinha algum desenho no corpo pertencia a um grupo restrito e malvisto pelos demais da sociedade. Sim, esse tempo existiu!

É claro que os tempos mudaram (que bom!), e hoje em dia a tatuagem é algo totalmente comum, independentemente da idade, profissão ou classe social. Os métodos para se tatuar também evoluíram, as máquinas tornam-se a cada dia mais modernas e podemos encontrar um profissional tatuador facilmente. Com certeza você conhece alguém tatuado ou até mesmo você tenha um desenho em alguma parte do corpo.

Tatuagem revela muito sobre nossa personalidade

Tatuagem é uma forma de se comunicar e pode oferecer várias informações a seu respeito, revelar gostos, lutas, medos, vitórias, e por aí vai.

Do ponto de vista psicológico, a tatuagem pode indicar várias outras coisas, como vaidade, sentir-se atraente, rebeldia e, acredite, algumas pessoas gostam de sentir a dor que é causada ao se fazer uma tatuagem, como uma forma de vitória sobre as dores da própria vida.

Imagem da palma das mãos de uma mulher e ambas estão tatuadas de forma total.
Free-Photos / Pixabay

Os desenhos sobre o corpo também ajudam a esconder cicatrizes e elevam a autoestima de quem possui alguma marca indesejada. Algumas pessoas gostam de possuir um “diferencial”, algo único, e uma tatuagem também tem esse poder. Uma figura estampada na pele pode dar a sensação de possuir “algo a mais”, um destaque.

As tatuagens podem revelar muito a respeito da nossa personalidade, afinal é por meio dos desenhos marcados no corpo que muitas vezes expressamos mais sobre nossa alma.

Qual o significado da tatuagem no mundo espiritual?

Sabemos que sempre que “ligamos” algo no mundo físico, isto também é conectado ao mundo espiritual. Tudo no Universo é energia e tudo com o que entramos em contato afeta também nossa energia, e isso também vale para a tatuagem, afinal ela é uma marca em seu corpo, algo que estará em contato diretamente com você, e esse “símbolo” estará, teoricamente, para sempre interagindo em seu campo energético.

Fazer uma tatuagem deve ser um ato bem pensado, deve-se refletir a respeito do que estamos “inserindo” em nosso corpo. Nosso corpo é composto por chakras, campos energéticos que estabelecem uma relação com os órgãos e com o nosso espírito, logo devemos analisar qual interferência que determinada figura inserida em certa parte do corpo pode nos causar: podemos receber uma boa interferência ou uma má. Por isso, a necessidade de conhecer bem seus campos energéticos e o significado daquilo que será tatuado.

Imagem de duas mãos tatuadas. Em uma delas está a figura de uma gaiola e na outra de um pássaro voando.
TheDigitalWay / Pixabay

Muitas pessoas possuem o desejo de realizar uma tatuagem, mas questionam a respeito do que as tatuagens podem representar no mundo espiritual.

Tribais, caveiras, símbolos de militância, golfinhos, borboletas…. São muitos os desenhos escolhidos para marcar o corpo com uma tatuagem. O céu é o limite quando o assunto é criatividade para tatuar. Mas quais são os principais desenhos e símbolos e qual seu significado? Confira algumas tatuagens que estão relacionadas à espiritualidade:

Qual o significado de tatuagens de borboleta?

Uma das preferidas, principalmente pelas mulheres, uma tatuagem de borboleta pode ter muitas representações, dependendo do país ou da cultura. Na Grécia, por exemplo, acredita-se que nasce uma nova alma humana a cada vez que uma borboleta deixa seu casulo. Em algumas culturas orientais, a borboleta é símbolo de alegria e felicidade.

Em geral, a tatuagem de borboleta representa um espírito livre, servindo como um portal para liberar e atrair as energias da vida, as essências da alma humana e também simbolizar a transformação em algum aspecto, por causa da metamorfose das borboletas. Algumas pessoas tatuam borboletas para simbolizar alguém que morreu. Existe uma crença de que a alma prevalece em borboletas brancas. A borboleta transmite essa leveza e graciosidade por meio dos voos pelos campos.

Imagem das pernas de uma garota e em uma delas a tatuagem do gato de uma bruxa.
StockSnap / Pixabay

Tatuagem de bruxa

Tatuar uma bruxa ou algo relacionado à religião pagã não significa que estará carregando “forças malignas”. Sabemos que a bruxaria já foi um culto muito malvisto por causa de associações que muitos já fizeram (e ainda fazem) a pactos demoníacos. Porém, a “bruxa” está altamente ligada à sabedoria feminina, podendo representar exatamente isso, além do mistério e magia que toda mulher carrega.

Tatuagem de coração

A tatuagem de coração está relacionada ao amor, aos sentimentos inexprimíveis e às questões, obviamente, do coração. E essa representação pode vir de outras maneiras, como: o desenho de um coração partido, que pode representar a perda de um ente querido, o coração com um punhal, podendo representar a bravura ou uma traição, ou até mesmo corações sobrepostos, podendo representar memórias inesquecíveis e/ou tristes de amor.

Tatuagem de flor de lótus

A flor de lótus é uma planta que nasce em águas turvas e, mesmo em meio a todo o lodo, torna-se uma linda flor. Ter esse tipo de tatuagem pode demonstrar que mesmo de lugares não tão bonitos ou de acontecimentos ruins conseguimos tirar coisas boas. Esperança e renascimento. No hinduísmo e no budismo, a flor de lótus simboliza o sagrado e a iluminação.

Imagem das penas de uma mulher e em uma delas está a tatuagem de uma cruz.
Beautifulrecovery / Pixabay

Tatuagem de cruz

Feita, em sua maioria pelos cristãos, a cruz expressa fé em Jesus Cristo e sua morte para remissão dos pecados e salvação na crença protestante e católica. A cruz também remete à proteção física e espiritual. Existem vários tipos de cruz, os mais comuns são a cruz latina, o crucifixo, a cruz gótica e a cruz celta.

Tatuagem de Yin Yang

Um símbolo muito popular, Yin Yang pode trazer muitos significados àqueles que o escolhem como tatuagem. Em suma, Yin Yang remete ao equilíbrio, podendo ser entre os sexos, entre o bem e o mal, a luz e as trevas, entre outros. Casais adotam essa tatuagem como um símbolo de dependência, de não viver um sem o outro ou ainda de uma “Unidade”.

Você também pode gostar

Se você gosta de tatuagens ou tem vontade de fazer uma, o importante é que escolha um desenho de acordo com sua personalidade. Fique atento ao escolher a figura que irá levar sobre a pele.

Sempre pesquise antes o significado que o símbolo está representando e de que maneira essa tatuagem pode influenciar na sua energia. Independentemente da escolha, o importante é que seja algo que o faça se sentir confortável para que você não venha a ter arrependimentos futuros.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br