Flor de lótus significa pureza espiritual. A flor é nativa da Ásia e cresce com as raízes fixas na lama de pântanos. É do lodo que brotam lindas flores rosadas. As sementes dessa planta podem durar até treze séculos.
Por essas características especiais, o significado não poderia ser menos importante. Ela é associada a superação e longevidade pelo fato de nascer de locais inesperados e ter sementes duradouras. Está relacionada também com a vida e a capacidade de superar dificuldades, vendo o lado positivo delas.
A religião budista acredita que a flor de lótus significa pureza do corpo e mente, e a água lodosa de onde ela nasce é associada ao apego e desejos carnais. A flor que desabrocha desse lugar sujo e improvável em busca de luz significa promessa de elevação espiritual. Em algumas histórias da infância de Buda, essa flor desabrochou pelos lugares que ele pisou, por isso são flores sagradas para a cultura oriental.
Em muitas religiões asiáticas, divindades são retratadas surgindo de uma flor de lótus durante a meditação. Para a ciência a flor de lótus é um mistério, no sentido de ser inexplicável ter algum fator capaz de repelir microrganismos e partículas de pó.
É cada vez mais comum ver uma pessoa com a flor de lótus tatuada. Isso pode ser devido ao significado desse símbolo. Quem a tatua escolhe essa forma de mostrar que superou dificuldades e segue a vida.
Muito identificada pelo simbolismo, pureza e beleza pelas mulheres que escolhem tatuá-la, mas os homens também optam por fazer uma tatuagem dela para representar o individualismo e a força.
Além do que a flor representa, ao escolher a variação de como a flor será desenhada na tatuagem, observa-se o estágio de crescimento em que ela se encontra. Quando está aberta, mostra a plena iluminação e autoconsciência; já se estiver fechada, representa o estágio anterior da iluminação que possa ser atingida por um budista.
Quando a tatuagem é feita, a pessoa que a escolheu sente que a mensagem que ela quer dar, por momentos e fases que passou, está representada em uma única imagem no próprio corpo, que traduz força, beleza, superação e vida.
Significado das cores da flor de lótus
- Lótus azul: representa sabedoria, conhecimento, triunfo do espírito em relação aos cinco sentidos. Quase sempre está totalmente fechada, por isso não revela o seu interior.
- Lótus rosa: está associada a divindades como Buda, por isso é a mais importante.
- Lótus vermelha: refere-se a compaixão e amor, candura e natureza do coração. Pode ser chamada de flor de Buda da compaixão.
- Lótus branca: normalmente representada com oito pétalas, ela simboliza a perfeição do espírito e da mente.
Você também pode gostar:
- Qual o significado da tatuagem no mundo espiritual?
- 9 símbolos espirituais que você precisa conhecer
- Tatuagem de Mandala: o que há por trás?
Além de ser uma linda flor, existem inúmeras formas de retratá-la na tatuagem, cores, tamanhos e posições que mudam de acordo com o gosto da pessoa que a fizer. Bela maneira de não apenas decorar o corpo, mas também representar a própria superação, a possibilidade de renascer e florir independentemente das dificuldades impostas pela vida.