Espiritualidade

Flor de Lótus: A planta sagrada e seus significados

Flores de lótus.
scifilullaby / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Graça, perfeição e pureza: esses são apenas alguns dos vários simbolismos ligados à poderosa flor de lótus, ícone espiritual da plenitude humana.

Tendo grande importância para as tradições literárias e religiosas de muitos países do Oriente, principalmente da Índia, China e Japão, a flor de lótus é uma planta sagrada que carrega consigo muitos ensinamentos e lições para a humanidade, desde os mais remotos períodos da história.

Mas você conhece o significado por trás da flor de lótus? Veja a seguir o que essa planta sagrada simboliza para o mundo e como ela pode mudar a sua vida:

O significado da flor de lótus

A flor de lótus é uma planta aquática com feições diferenciadas – e curiosas! Suas raízes são firmadas no fundo de lagos e lagoas, em meio à lama e às sujeiras. A flor, no entanto, consegue superar todas as adversidades da natureza para florescer graciosamente na superfície.

Flor de lótus em água.
Diego Madrigal / Pexels

E é justamente nessa resiliência apresentada pela flor de lótus que se concentra todo o seu simbolismo. A forma com que a planta vive no meio ambiente sobrevivendo às dificuldades é o que a faz ser um símbolo profundo de reflexão e adoração para muitas práticas espirituais ao redor do mundo.

Flor de lótus e espiritualidade

A relação da flor de lótus com a espiritualidade se remete ao período de a. C. No Antigo Egito, a flor era considerada o mais sublime sinal divino, sendo comparada com Rá, o Deus Sol, devido ao seu ritual semelhante de florescer diariamente ao raiar do dia e, com o cair da noite, fechar suas pétalas para descansar sob as águas.

Além disso, nos fundamentos budistas e hinduístas, a flor de lótus é um símbolo sagrado do crescimento e renascimento espiritual dos seres humanos. Ainda no budismo, a flor de lótus rosa também representa fisicamente a figura do próprio Buda, pois, segundo a lenda, os primeiros passos do menino Buda foram acompanhados pelo seu florescimento.

Cores da flor de lótus

O significado da flor de lótus varia de acordo com suas cores. A flor de pétalas brancas representa a pureza do corpo e da mente; a flor de lótus amarela relaciona-se com as energias positivas que vêm dos raios solares e com a felicidade, enquanto a flor vermelha simboliza os sentimentos de amor e compaixão.

Flor de lótus vermelha em água.
Couleur / Canva

A flor de lótus azul, diferentemente de suas irmãs, possui um traço diferenciado que a torna ainda mais rara e especial: suas pétalas nunca se abrem totalmente, simbolizando a importância da sabedoria para a humanidade.

Curiosidades sobre a flor de lótus

Além de sua estrutura notável, outras características da flor de lótus também contribuem para que ela seja tão rara. A planta é a única na natureza cujas sementes conseguem se manter preservadas por mais de 5 mil anos, sem água, guardando o momento certo para germinar.

A capacidade de autocuidado da flor de lótus também contribui muito para seu forte simbolismo. A planta limpa a si mesma, retirando as partículas de pó e sujeira de suas pétalas, garantindo sua sobrevivência e mantendo sua perfeição. Essa característica simboliza para nós o poder da nossa própria força para lutar por nós mesmos.

Você também pode gostar de:

Muitas vezes, em meio aos problemas e dificuldades da vida, nós apenas enxergamos a negatividade das situações e nos sentimos desamparados. É importante, no entanto, aprender com a flor de lótus a sermos resilientes e fortes para alcançar a paz e a felicidade plena!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br